Eleições

26 de junho de 2020

Para ficar na história

“AFBNDES mAisForte!” vence eleição para diretoria batendo recordes 

A chapa única para o biênio 2020/2022 teve, ontem, a maior votação da década (mais de 1.000 votos), em pleito realizado eletronicamente

Em eleição histórica para a renovação da diretoria da AFBNDES – a primeira realizada eletronicamente na trajetória da entidade –, a chapa única “AFBNDES mAisForte!” recebeu 1.001 votos e estará à frente da Associação até 30 de junho de 2022. O voto on-line foi decorrente do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

A chapa “AFBNDES mAisForte!” teve a maior votação dos últimos 10 anos: 1.001 votos – contra 808 da chapa “Inovação”, em 2012 (gráfico 1).

Este, de 2020, foi o pleito com chapa única que teve o maior número de votantes na última década: 1.001 votos na chapa “AFBNDES mAisForte!”, 67 nulos e 25 em branco – totalizando 1.093. Antes disso, a eleição com chapa única que havia conquistado a melhor votação nesse período tinha sido a de 2010, quando a chapa “Unificação e Luta” somou 530 votos e ainda foram computados 19 votos nulos e 7 em branco, totalizando 556. Ou seja: quase o dobro dos votos (gráfico 2).

A AFBNDES contou com a expertise da empresa Pandora para a organização da eleição – ocorrida ontem (25) entre 0h e 23h59 – e com a coordenação da Comissão Eleitoral e da área de TI da Associação. A apuração dos votos aconteceu hoje pela manhã.

A fala do presidente – Satisfeito com os números da eleição e com o processo de votação, o economista Arthur Kobltiz, que permanecerá na Presidência da AFBNDES no biênio 2020/2022, falou aos associados:

"Recebemos esta votação com uma combinação de sentimentos. Em primeiro lugar, há uma maravilhosa sensação de reconhecimento. Eu e meus colegas da gestão que se encerra trabalhamos com muita determinação e dedicação nesses últimos dois anos. Sempre foi muito presente nesse trabalho nosso orgulho de representar um corpo de empregados tão merecidamente respeitado pela sociedade brasileira. Sempre estivemos cientes da responsabilidade que isso significava. Então, a sensação é esta. É maravilhoso – repito – ver que há um reconhecimento tão amplo desse esforço. 

Um segundo sentimento que temos em relação ao resultado eleitoral é o de humildade. Sabemos que na democracia os votos são o retrato de uma opinião pública naquele instante. Sabemos que teremos que continuar trabalhando duro para manter o apoio dos empregados do Banco.

Os votos passam uma mensagem também para a administração do Banco. Da nossa parte queremos deixar claro que valorizamos o diálogo. Se abrirem um canal de conversa, podem contar com nossa pronta disposição em participar. A mensagem da eleição, de todo modo, é clara: os empregados do BNDES estão unidos. Mais unidos do que nunca, ousamos dizer. 

Como representantes eleitos, afirmamos que preservar o BNDES é também preservar instituições fundamentais para o desempenho das funções dos empregados. Em especial, adiantamos que não negociamos nossa autonomia técnica, não negociamos nossa estabilidade no emprego. 

Finalmente, todos podem contar que continuaremos fazendo a defesa firme do BNDES. Alertamos que a venda da carteira da BNDESPar – sem nenhuma estratégia de reinvestimento – e a devolução dos aportes do Tesouro, a nosso ver, nunca fizeram sentido econômico. Dada a atual crise, essas medidas se tornaram flagrantemente equivocadas. São contrárias ao respeito pelo patrimônio público e ao compromisso com a vitalidade da economia brasileira. Continuaremos vigilantes. 

A eleição eletrônica foi um sucesso! Não teria sido possível sem a Comissão Eleitoral de alto nível que foi formada, presidida por Luiz Borges; e sem os esforços da área de TI da AFBNDES, coordenada pelo diretor Antonio Ricardo Mesquita. Nosso reconhecimento especial nesse trabalho de organização das eleições, em particular, ao Gustavo Soares (Madureira), da área de TI da AF, e ao Mauro Bottino, da Comissão Eleitoral”.  

 

Pleito eletrônico entra para a história da AFBNDES 

Votação on-line realizada em 25 de julho, para renovação da diretoria da entidade, foi decidida pela Comissão Eleitoral e estruturada pela área de TI da Associação

Eleição que renovará Diretoria da AFBNDES será na quinta-feira (25) 

Veja como será a votação

Atualização cadastral é imprescindível para eleição da AF

Chapa AFBNDES mAisForte: Manifesto, Programa de Ação e informações sobre os candidatos

Eleição que renovará direção da AFBNDES será digital

Chapa única na eleição para a Diretoria da AFBNDES

Nota da AFBNDES sobre o Processo Eleitoral 2020

Nota da Comissão Eleitoral sobre a Eleição da AFBNDES/2020

Edital de Convocação e Calendário Eleitoral (18/05/2020)

Em função da pandemia, Comissão Eleitoral altera calendário da eleição da AFBNDES