Eleições 2022

11 de maio de 2022


Juntos somos mAis Fortes!

Esta é a ideia que queremos levar adiante na nossa Associação, inclusive no biênio 2022-2024, aprimorando o trabalho iniciado há seis anos com o início da Reconstrução em todas as áreas de atuação da AFBNDES, e prosseguindo com o aprofundamento do compromisso com a defesa institucional do BNDES presente em nossa União pelo Desenvolvimento. E neste mandato que se encerra, pela afirmação de uma AFBNDES mAis Forte, capaz não somente de defender o Banco, mas também de intervir com qualidade no debate público.

Nos orgulhamos de, durante todo este período de atuação, não termos aberto mão de nenhum dos compromissos assumidos no caminho.

Seguimos sem transigir na defesa institucional do BNDES e de seu papel no cenário nacional. Seguimos firmes na defesa dos nossos direitos de benedenses e no apoio à defesa dos direitos individuais de todos os colegas contra os ataques e ações que consideramos arbitrárias por parte da administração do Banco. Ampliamos, com este propósito, a atuação jurídica da Associação na defesa de interesses individuais e coletivos, na esfera judicial e também na administrativa, incluindo aqui processos de natureza ética e disciplinar, além da manutenção dos direitos já conquistados. E seguimos avançando com melhorias significativas em todas as áreas de atuação da AFBNDES.

Mesmo tendo enfrentado uma situação impensável, imposta pela pandemia da Covid-19, em praticamente todo este último mandato (2020/2022) a AFBNDES seguiu funcionando, prestando serviços aos seus associados, defendendo os benedenses e o BNDES e implementando melhorias em nossas instalações no Clube da Barra e na Pousada localizada em Itaipava.

Não bastasse tudo o que vivemos nos últimos dois anos, com o pedido do Banco de devolução do espaço alugado no mezanino do Edserj, ainda nos vimos diante do desafio de viabilizar uma nova sede no S1.

Não fosse o trabalho de organização financeira e administrativa realizado continuamente desde mandatos anteriores, talvez a AFBNDES não tivesse sido capaz de suportar os investimentos urgentes que surgiram para viabilizar a manutenção de seu funcionamento.

Passamos por um teste de fogo que só aumentou a nossa certeza do acerto que representou o rompimento com uma lógica patrimonialista e iniciado a construção de uma gestão a mais profissional possível dos nossos ativos. Como afirmamos em nosso manifesto há dois anos: “Uma entidade mal administrada, nas suas unidades recreativas, nas suas obrigações financeiras e fiscais, incapaz de oferecer serviços atrativos, está limitada nas tarefas institucionais que demandam recursos financeiros substanciais“.

Seguimos acreditando que a defesa do BNDES continua sendo a principal missão da nossa Associação. Um BNDES relevante para o país e capaz de cumprir com a sua missão junto à sociedade brasileira. Para isso precisamos seguir fortalecendo a AFBNDES.

Nesse sentido, temos trabalhado duro na construção de nossa posição de referência. A AFBNDES quer seguir falando para a sociedade e intervindo cada vez mais no debate público. Temos orgulho do que conseguimos até aqui. O podcast Missão Desenvolvimento é um exemplo claro de como a Associação pode construir canais qualificados desta comunicação, com a participação dos colegas benedenses e de especialidades nos diversos ramos da economia e da política. No próximo mandato pretendemos aprofundar este papel com ações que aumentem esta capacidade, sem deixar de investir em contatos e parcerias institucionais com o movimento social, entidades sindicais e associações congêneres de forma a qualificar ainda mais nossa atuação.

Queremos aprofundar a pluralidade na nossa representação. Apresentamos uma chapa com 10 diretores, sendo 5 mulheres. Essa é uma proporção inédita de diretoras, e estamos orgulhosos disso. A sub-representação das mulheres na política é um fato reconhecido em todas as esferas e sua superação esbarra em incontáveis dificuldades. Estamos felizes que esse espaço de participação tenha sido criado na AFBNDES nos últimos anos, culminando na composição de uma chapa com igual paridade entre os gêneros.

Trabalharemos para, cada vez mais, mantermos a AFBNDES como uma Associação que congrega, respeita e une seus associados, investindo em valores pessoais, sociais, culturais e esportivos, tendo como objetivos a busca pela autossustentação financeira das unidades, a transparência no uso de seus recursos e a defesa enfática e inarredável do BNDES como instituição e instrumento para o desenvolvimento econômico e para a justiça social em nosso país.

Temos um grande desafio: manter a união de ativos e assistidos em prol da defesa do BNDES, nosso centro de atenção, sem o qual é impossível pensar em AFBNDES ou FAPES. Mais uma vez não logramos êxito em ter a participação de um colega aposentado em nossa chapa, mas não foi por falta de convites! De qualquer maneira isso não impedirá que tenhamos canais de contato com esses importantes colegas, além de um núcleo fixo de aposentados a funcionar como um grupo de conselheiros da entidade.

Por outro lado, em vez de ficarmos nos lamentando pelo fato de não termos uma diretoria específica dos assistidos, entendemos que é a oportunidade de nos reinventarmos, garantindo que os interesses dos aposentados estejam contemplados em todas as diretorias, de modo que todos os diretores, dentro de suas áreas de atuação, estejam sempre atentos, pensando nas diferenças e convergências entre os grupamentos, sempre com foco no que os une, fortalecendo assim nossa luta e nossa associação.

No próximo mandato priorizaremos a melhoria e a requalificação dos processos e procedimentos internos de governança e gestão em todas as áreas, capacitando e prestigiando seus quadros.

Seguiremos aprimorando os processos de gestão de informação, de forma a garantir segurança e confiabilidade dos dados gerenciados. Vamos investir no estreitamento do relacionamento da Associação com seus associados e com os seus públicos de interesse através de ferramentas interativas, como o projeto do nosso novo site da AFBNDES, e investir em marketing digital com o intuito de propagar nossas mensagens.

Nossa administração patrimonial manterá o compromisso com o desenvolvimento de controles internos mais eficazes e com a busca da melhoria e ampliação das instalações de nossas sedes, oferecendo maior conforto e possibilidades aos associados.

Queremos estudar a melhor maneira de aproveitar o conhecimento que os funcionários do BNDES possuem nos mais diversos temas em prol de nossa sociedade e trabalharemos para contar com a participação dos associados na gestão das atividades das unidades.

Com uma Ouvidoria melhor estruturada, seguiremos abertos à escuta, a propostas de aperfeiçoamento de nossa atuação, e disponíveis para o apoio aos colegas nos momentos de dificuldade.

Estamos prontos para seguir adiante. Juntos somos mAis Fortes!

Veja como será a votação

Eleição que renovará Diretoria da AFBNDES será nesta quinta-feira (12)

Quem é quem na chapa Juntos somos mAis Fortes