NEGOCIAÇÃO 2018
Pauta de Reivindicações começa a ser elaborada no dia 9
Outros encontros para definição da minuta de reivindicações serão realizados em 12 e 16 de julho, no Ventura Oeste
 
 
Estão confirmadas para os dias 9, 12 e 16 de julho, das 14h30 às 17h, nas salas 802 (9 e 12/7) e 804 (16/7) do Edifício Ventura Oeste, as reuniões para o recebimento de propostas à Pauta de Reivindicações de 2018 no Sistema BNDES. Nessas oportunidades os funcionários poderão sugerir e defender propostas para serem negociadas com a administração do Banco.

Depois que a minuta da Pauta estiver fechada, as Associações de Funcionários darão publicidade ao texto, inclusive fazendo uma pesquisa com o corpo funcional para identificar as cláusulas mais relevantes para formar o eixo da campanha. Importante destacar que em 2018 estaremos renovando cláusulas de Acordos anteriores que foram conquistas ao longo dos anos.

A Assembleia Geral Extraordinária para a aprovação da Pauta e a definição da Comissão de Negociação deverá ser realizada até o final de julho.

Bancários – A segunda rodada de negociação dos bancários com a Fenaban está marcada para 12 de julho. O Comando Nacional da categoria achou frustrante a rodada do último dia 28 de junho, por não ter sido assinado um pré-acordo com a garantia de diversos direitos dos trabalhadores. A atual Convenção Coletiva e os direitos nela previstos têm validade até 31 de agosto, já que a data-base dos bancários é 1º de setembro. "A ultratividade é uma prioridade para a categoria, principalmente diante da vigência de legislação trabalhista que autoriza a retirada de direitos. A lei 13.467, de novembro de 2017, foi gestada pelos empresários, dentre eles os bancos", sustentam os dirigentes da Contraf-CUT.

"Essa primeira rodada de negociação só confirmou a importância da mobilização dos bancários na defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e da mesa única de negociação", avalia Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.

BB – A negociação específica do Banco do Brasil também foi iniciada na semana passada. Os representantes dos trabalhadores fizeram boa avaliação da primeira rodada: "Foi importante a disposição do banco de estabelecer um diálogo propositivo para chegarmos a um acordo que atenda às reivindicações dos funcionários. Nosso acordo coletivo contempla dezenas de direitos e conquistas de diversas campanhas salariais, incluindo temas de isonomia que precisam ser preservados". Segundo a Comissão dos Empregados, os representantes do BB mostraram-se dispostos a assinar o pré-acordo para manter a ultratividade da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 

 
 
Acontece
ATO DE POSSE
AFBNDES: da reconstrução à consolidação
Acontece
Liminar sobre incorporação de gratificação de função é deferida
Acontece
Dia de luta em defesa das estatais e da soberania nacional
Acontece
Debate sobre o Planejamento Estratégico do Banco: o primeiro de muitos?
Acontece
Em busca de alternativas à austeridade econômica
Acontece
Deliberações do Seminário em Defesa dos Planos de Saúde
Opinião
Evento de Planejamento, por Paulo Moreira Franco

VERSÃO IMPRESSA

(arquivo em PDF)

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

 

Funcionamento da AFBNDES na Copa

Amanhã (6), o Atendimento da AFBNDES e o Clube da Barra irão funcionar até as 13h, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Bélgica nas quartas de finais da Copa do Mundo. Caso o Brasil vença e se classifique para a semifinal de terça-feira (10), o funcionamento do Atendimento e da sede social será idêntico. A Pousada Clube Itaipava terá horário normal.

Nova palestra jurídica promovida pela AFBNDES

"O Estatuto da Ordem e as Prerrogativas dos Advogados" é o tema da nova palestra que a diretoria jurídica da AFBNDES promoverá na terça-feira, 17 de julho, a partir das 15h, no Auditório do 8º andar do Edifício Ventura Oeste, com Luciano Bandeira Arantes, presidente da Comissão de Prerrogativas do Rio de Janeiro e tesoureiro da OAB/RJ.