Dia mundial sem carro
Pedaladas em grupo, workshops e oficina da ONG Bike Anjo compõem a grade de atividades especiais para o dia 27 de setembro no BNDES

1

divulgação

Modelo da Bicicleta que será sorteada no BNDES

 

Setembro é o mês em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro em várias partes do mundo. Para alertar sobre o uso excessivo do automóvel e a necessidade de se buscar meios alternativos de transporte, será realizado em 27 de setembro, uma quinta-feira, o Dia Mundial Sem Carro no BNDES. A proposta é que os benedenses deixem o carro em casa e se integrem a um dos bondes de bikes que irão partir de três pontos da cidade – Zona Sul, Tijuca e Niterói – em direção ao Banco.

Comandante do bonde que sairá de Niterói, o benedense Mauro Mattoso é voluntário da ONG Bike Anjo, formada por uma rede de ciclistas apaixonados que promove, incentiva e ajuda pessoas a utilizar esse veículo nas cidades. Mauro participa do projeto há quatro anos: "Sou de Niterói e lá participei de um passeio ciclístico carregando meus filhos gêmeos em cadeirinhas (eles deviam ter uns 6 para 7 anos). Ao final do passeio fui entrevistado pela coordenadora do Bike Anjo Niterói. Ela me perguntou se os meninos andavam de bicicleta, eu disse que não, então ela me falou que no final de semana seguinte haveria o Bike Anjo Niterói. Levei os garotos e eles aprenderam no primeiro dia. Adorei a metodologia! Então eles me perguntaram se eu queria ajudá-los. Me ensinariam a técnica e eu não deixei mais o projeto".

Mauro vem todos os dias para o trabalho de bicicleta, exceto quando está chovendo. O percurso é de Icaraí a Estação das Barcas, onde embarca com a bicicleta, e depois segue da Praça XV ao BNDES pelo trajeto do VLT – linha 2 até a Av. Rio Branco e depois linha 1 até o Largo da Carioca. Segundo ele, a maior dificuldade que os ciclistas enfrentam nas ruas é a falta de conhecimento das regras de trânsito, tanto os motoristas, quanto os pedestres e até os ciclistas: " Por isso é muito importante que as regras sejam conhecidas, para que possamos respeitá-las e melhorarmos o convívio entre todos os meios de transporte".

Bike Anjo – Mais informações sobre os projetos no site www.bikeanjo.org.br. A ONG também está no Facebook (www.facebook.com/bikeanjorio/). Para quem quer aprender a andar de bicicleta, todo primeiro domingo do mês há Escola Bike Anjo no Rio – Aterro do Flamengo, atrás do MAM; e todo o terceiro domingo do mês em Niterói –Teatro Popular.

Programação do dia – No dia 27, os ciclistas do Banco serão recepcionados com café da manhã, às 10h. Os workshops começarão às 11h, com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ, comandado pelo professor Victor Andrade. O tema será: "A economia da bicicleta no Brasil". Às 12h, a coordenadora e cicloativista da ONG Bike Anjo, Ana Carboni, dará dicas e orientações para o uso da bicicleta como meio de transporte. Também haverá oficina da ONG com o tema: "Aprenda ou lembre como andar de bike". Interessados em integrar um dos bondes e participar das palestras devem efetuar inscrição no Colabore.

Sorteio de bicicleta e homenagem – A Área que conseguir reduzir o uso da garagem participará do sorteio de uma bicicleta aro 26, achieve, grafite fosco, da Verden Bikes, oferecida pela AFBNDES, corretora Wood Interbrok e seguradora Porto Seguro. Também haverá a entrega de placa em homenagem ao ciclista benedense que se destacar no estímulo ao ciclismo no BNDES.

 

Acontece

NEGOCIAÇÃO 2018
Banco promete para hoje proposta global para ACT 2018

Acontece

NEGOCIAÇÃO 2018
Comissão dos Empregados cobra o que foi acordado na Mesa Fenaban

Acontece

Honorários de Sucumbência nas Estatais em evento amanhã

Acontece

Debate sobre a venda da Embraer repercute na imprensa

Opinião

Considera o Taxista, por Paulo Moreira Franco

Opinião

CHARGE/NELSON TUCCI

 

VERSÃO IMPRESSA

(arquivo em PDF)

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

Conversa com conselheiros sobre reestruturação da FAPES no dia 21

A AFBNDES promove no dia 21 de setembro, das 15 às 17h, nas salas 702 e 703 do Edifício Ventura Oeste, uma conversa com os conselheiros ativos da FAPES, André Gustavo Salcedo Teixeira Mendes e Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira Lima, sobre a reestruturação organizacional da Fundação.