Visões alternativas sobre a Reforma da Previdência
Enquanto proposta tramita na Câmara, AFBNDES promove debate no Ventura no dia 17 com Fabio Giambiagi, do BNDES, e a professora Denise Gentil, da UFRJ

fotos de reprodução

Fabio Giambiagi e Denise Gentil

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou ontem ao Congresso Nacional para audiência pública na Comissão Especial que discute a reforma da Previdência. A última visita de Guedes à Câmara foi em abril, para uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira fase de tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Na ocasião, o ministro se desentendeu com alguns deputados contrários à reforma.

A Comissão Especial terá 40 sessões para analisar o mérito da proposta de reforma da Previdência. A apresentação de emendas deve ser feita nas primeiras reuniões do colegiado. Um cronograma foi apresentado anteontem aos deputados e prevê a realização de 10 audiências públicas antes do debate do mérito. Caso seja aprovado pela Comissão, o texto seguirá para o plenário da Câmara, onde precisa ser aprovado em duas votações com o aval de três quintos dos 513 deputados em votação nominal, o equivalente a 308 votos. Depois a proposta ainda seguirá para o Senado.

No próximo dia 14, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social promoverá, em Brasília, um encontro de economistas em defesa da Previdência Social e contra a PEC 6/2019. O evento tem o objetivo de formalizar um manifesto em defesa da Previdência Social e de seu regime de repartição.

A Frente defende uma abordagem imparcial do tema da reforma pela mídia, proporcionando debates com especialistas que possuem opiniões divergentes, o que não tem sido observado nos principais veículos de comunicação brasileiros.

Com esse objetivo, a AFBNDES promoverá, no dia 17 de maio, às 10h30, nas salas 701, 702 e 703 do Edifício Ventura Oeste, o debate "Visões alternativas sobre a Reforma da Previdência", com Fabio Giambiagi, economista do BNDES, e Denise Gentil, professora da UFRJ.

 

Editorial

O outro ideólogo

Acontece

Plenária amanhã sobre o plano de saúde no pós-emprego

Acontece

Ação contra a Resolução CGPAR: últimos acontecimentos

Acontece

Reunião hoje sobre Acordo de Jornada de Trabalho

Acontece

Em Defesa dos Bancos Públicos

Acontece

Palestra sobre a crise da macroeconomia

Acontece

Vídeos de evento com Mendonça de Barros no YouTube

Acontece

AF arrecada livros para pré-vestibular da Maré

Opinião

Teoria Monetária Moderna, Finanças Funcionais e a superação de dois mitos econômicos persistentes, por Daniel Negreiros Conceição

Opinião

A atuação do BNDES na exportação de serviços de engenharia e revelações sobre a corrupção no Peru, por Arthur Koblitz

 

VERSÃO IMPRESSA

(arquivo em PDF)

 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

André Nassif na Biblioteca do Banco

O economista André Nassif estará na sala de leitura da Biblioteca do BNDES, no dia 24 de maio, às 16h, para falar sobre "Desenvolvimento brasileiro: entraves e perspectivas". A promoção é da AFBNDES.