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Edição nº1348 – quinta-feira, 6 de junho de 2019

Coletivo "Bicicletas do Desenvolvimento" solicita melhoria na estrutura para os ciclistas no Edserj

Trânsito caótico, poluição do ar, mudanças climáticas e problemas de saúde na população são alguns dos personagens que ilustram o cenário em que a bicicleta desponta como tendência mundial de mobilidade urbana e assume papel cada vez mais relevante como parte das soluções para os desafios enfrentados pelas cidades. Com esse pano de fundo, em 2017, incentivados pela proposta do IdeiaLab de apoiar iniciativas inovadoras e fortalecer uma cultura criativa no BNDES, um grupo de benedenses entusiastas da bicicleta se mobilizaram para participar do projeto. Assim nasceu o coletivo "Bicicletas do Desenvolvimento".

Na Semana Mundial do Meio Ambiente (1 a 5 de junho), que chama atenção para ações políticas que aumentam a conscientização e a preservação ambiental, o coletivo apresentou um documento aos responsáveis pelo Edserj com algumas iniciativas que atenderiam melhor a todos os ciclistas benedenses, pensando não apenas em expansão, mas também na melhoria da estrutura existente.

Para os integrantes do coletivo, "os avanços são uma forma de ressaltar a importância que o BNDES dá à mobilidade ativa, e são um verdadeiro estímulo ao uso da bicicleta como meio de deslocamento para o trabalho."

O síndico do Edserj, Márisson Veiga, contou que o condomínio já pensava em fazer algumas mudanças: "Já tinhámos um projeto de melhorias para os usuários quem vêm trabalhar de bicicleta. Alguns pontos que foram apresentados pelo coletivo ‘Bicicleta do Desenvolvimento’ já estavam na nossa pauta. Agora precisamos convergir as ideias e criar um plano de trabalho ."

Confira as melhorias propostas pelos ciclistas – Liberação do tráfego de bicicletas no acesso de veículos da Av. República do Chile; pavimentação da lateral do acesso de veículos da Av. República do Chile; construção de um segundo bicicletário, na área que foi ocupada pelo bicicletário há alguns anos; substituição de todos os paraciclos por exemplares do modelo “U invertido”; disponibilização de uma bomba de ar e de ferramentas junto ao bicicletário; construção de um bicicletário para visitantes; liberação da circulação de ciclistas (em trajes esportivos) pelos andares S1 a S5, incluindo uso dos elevadores entre estes andares e ampliação da capacidade dos vestiários (quantidade de chuveiros) ou construção de novos vestiários.

 

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