Projeto apoiado pelo Fundo Amazônia faz Congresso sobre Agricultura Familiar em MT

reprodução

Feira Regional de Saberes e Sabores da Agricultura Familiar

Promovido pelo Instituto Ouro Verde através do projeto Sementes do Portal Fase II, apoiado pelo Fundo Amazônia, será realizado nos dias 12 e 13 de julho, em Alta Floresta, Mato Grosso, o 5º Congresso Regional da Agricultura Familiar. O evento acontece desde 2015 e tem como público majoritário agricultores de oito municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte.

"Agroflorestas: mudando paisagens, mudando vidas!" é o tema do congresso. Segundo os organizadores, as agroflorestas vêm sendo plantadas desde 2010 como forma de recuperação de áreas degradadas, visando a recomposição ambiental e a biodiversidade, "mas também como forma produtiva de ocupação do solo, que fortalece a agricultura familiar, tornando-a mais resiliente".

A programação do congresso contempla a discussão de assuntos como os desafios socioambientais da Amazônia, as estratégias do Fundo Amazônia e um histórico do projeto Sementes do Portal. Também haverá oficinas práticas e teóricas (serão 25 opções diferentes de oficinas), troca de experiências com outras organizações que já possuem ações de apoio à agricultura familiar e a Feira Regional de Saberes e Sabores da Agricultura Familiar.

O projeto Sementes do Portal, ao longo de seus quase 10 anos de existência, já recuperou 2.750 ha de áreas com o uso de agroflorestas, envolvendo mais de 1.000 famílias no plantio. De forma direta, em suas diversas atividades, já envolveu mais de 2.500 pessoas diferentes, sendo 46% de mulheres. Também desenvolveu diversas ações para inserção do jovem nas questões do campo. A segunda etapa do projeto termina em agosto de 2019.

"A partir dessa conjuntura desfavorável do contexto socioambiental, queremos mostrar que temos um grupo forte, honesto, que faz as coisas de forma correta e que não pode acabar", afirma Andrezza Spexoto, coordenadora do projeto. E finaliza dizendo que o congresso vai ser um momento de mobilização "pelo fortalecimento da agricultura familiar, por uma vida digna e em defesa do Fundo Amazônia".

 

Editorial

Combatendo fake news e falsas questões

Acontece

Suspensão da Resolução 23 da CGPAR é aprovada em Comissão na Câmara

Acontece

Fundo Amazônia segue ameaçado pelo Ministério do Meio Ambiente

Acontece

Seminário sobre compliance nas estatais em 26 de julho

Acontece

Site em defesa do Fundo Amazônia tem manifesto das Associações do BNDES e do Ibama

Acontece

Servidores entram com representação contra Ricardo Salles no MPF

Opinião

Charge de Nelson Tucci

VERSÃO IMPRESSA

(arquivo em PDF)

 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

Notícias da AF pelo WhatsApp

Para receber as notícias e informes da AFBNDES na palma da mão basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (21) 96743-1955, informando que quer participar da lista de transmissão da Associação. O serviço é informativo, sem troca de mensagens ou compartilhamento do número do celular dos participantes.