Acontece

Edição nº1392 – sábado, 16 de maio de 2020

Experiência da FAPES com equacionamento do PBB é tema de live

 

A experiência da FAPES no equacionamento do Plano Básico de Benefícios (PBB) motivou a realização de uma live na internet para profissionais e interessados na área de previdência complementar. Em evento aberto e gratuito, no dia 21 de maio, às 18h, o gerente executivo de Previdência e de Atuária da Fundação, Rodrigo Uchôa, falará sobre Soluções Estratégicas de Equacionamento em Planos da Modalidade de Benefício Definido (BD).

 

“Em 2018, a FAPES foi pioneira no Brasil ao adotar o equacionamento de déficit com a redução de direitos e obrigações futuras, após formatar a estratégia com a colaboração das associações de participantes ativos e assistidos, além da patrocinadora. O resultado foi a volta do equilíbrio financeiro do PBB, com contribuições extraordinárias 12 vezes menores do que seriam necessárias na solução convencional e a diminuição do fator de joia em 37,4%. Não houve nenhuma judicialização do processo”, informa a FAPES em seu portal.

 

O acesso ao encontro será feito pelo YouTube, no canal da organizadora, Natália Moreira de Paula, atuária da Fachesf, professora universitária e representante do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) para o Norte e o Nordeste. Em seu canal, ela costuma divulgar vídeos sobre ciência atuarial e outros assuntos relacionados com o segmento da previdência complementar.

 

O público poderá enviar perguntas ao vivo para serem respondidas pelos dois especialistas. Quem não assistir à live no horário poderá acessar a gravação posteriormente no mesmo canal.

 

A FAPES estuda adotar este modelo de encontro virtual com seus participantes, utilizando as redes sociais, para informar e debater temas de previdência e saúde.

 

 

Editorial

Atualização das três crises

Acontece

A TLP na berlinda 

“Governo não tem margem para ação discricionária. A formação de taxa de juros com custo de referência da NTN-B amarrou o BNDES”, diz o presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz

Acontece

Inscrição de chapas para eleição na AFBNDES segue até 27 de maio

Institucional

O Complexo Industrial da Saúde em tempos de pandemia

Movimento

Reconversão industrial em tempos de Covid-19

Movimento

A suposta tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal em entrevistas no Faixa Livre

Opinião

Grupo BNDES?, por Paulo Faveret

Opinião

Eduardo em Jerusalém ou a bananinhalidade do mal, por Paulo Moreira Franco

Opinião

NEGACIONISMO, por Celso Evaristo
Silva

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

SOLIDARIEDADE

“Vaquinha solidária”

Agradecimento do Instituto da Criança à comunidade benedense

Vídeo com o agradecimento de Pedro Werneck, cofundador e presidente do Instituto da Criança, aos funcionários do BNDES que participaram da “vaquinha solidária” para a ativação de três novos leitos de terapia intensiva no Hospital Universitário da UFRJ visando o atendimento a pacientes com a Confid-19. 

A “vaquinha solidária” organizada pela AFBNDES alcançou plenamente seu objetivo. Foram arrecadados R$ 332.358,34, com a participação de 955 doadores.  

O custo de implantação e manutenção de cada leito foi orçado em R$ 110.000,00 – envolvendo reforma de espaço, aquisição de equipamentos (respiradores mecânicos etc.) e custeio da equipe médica.  

Na ativação dos leitos, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) responde pela gestão técnica operacional, enquanto o Instituto da Criança é responsável pela gestão dos recursos arrecadados. 

Para assistir ao vídeo, clique aqui.