Acontece

Edição nº1397 – terça-feira, 23 de junho de 2020

 

Negociação 2020

Associações do BNDES abrem prazo para envio de sugestões à Pauta de Reivindicações 

Comando Nacional dos Bancários negocia com Fenaban prorrogação da validade da Convenção Coletiva de Trabalho

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na semana passada e definiu o calendário de conferências, congressos e assembleias para dar início à Campanha Salarial de 2020. O calendário poderá ser alterado caso seja prorrogada a validade dos acordos e convenções coletivas. Na última terça-feira (16), o Senado aprovou a ultratividade discutida na Medida Provisória 936/2020 – que garante a prorrogação de acordos firmados com os trabalhadores até que seja assinada nova convenção coletiva

Os sindicalistas já cobraram da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) resposta sobre a garantia da ultratividade da Convenção Coletiva de Trabalho e dos Acordos Coletivos firmados em 2018. “A forma de ação evidentemente muda em função do coronavírus, mas a mobilização continuará forte e mais do que nunca a participação da categoria será decisiva nesta que é uma das mais duras conjunturas políticas da história, de ataques aos direitos dos trabalhadores e de práticas arbitrárias, ameaçando inclusive a democracia”, avalia o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Paulo Matileti. 

Sistema BNDES – Aqui no BNDES estamos dando início ao recolhimento de sugestões para a elaboração da Pré-Pauta de Reivindicações de 2020, que posteriormente será apreciada em assembleia geral dos empregados, em data a ser definida. As sugestões podem ser encaminhadas para as Associações de Funcionários, até o dia 15 de julho, pelo e-mail: act2020@afbndes.org.br.  

As conferências estaduais/regionais dos empregados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal serão realizadas de 26 de junho a 4 de julho. Os congressos estão marcados para 10 a 12 de julho. A Conferência Nacional dos Bancários acontece nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Em decorrência da pandemia, todas as atividades serão realizadas por videoconferência.  

“Vamos manter o isolamento social e todas as medidas necessárias de proteção à Covid-19, entretanto, a pandemia não impedirá a nossa mobilização, com forte utilização dos meios digitais, para preservamos direitos e garantirmos nossas conquistas”, diz a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio, Adriana Nalesso. 

A Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – também está agendando negociações com a Fenaban com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022.               

 
 
Editorial

A jornada da

União pelo Desenvolvimento”

Acontece

Eleição que renovará Diretoria da AFBNDES será na quinta-feira

Veja como será a votação

Acontece

Luz na caixa-preta: matéria “falsa, irresponsável e baseada em interpretações distorcidas” 

Ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho responde a matéria publica pela revista Crusoé e reproduzida no site “O Antagonista”

Institucional

“Guedes tem um projeto ideológico, e se puder acabar com os bancos públicos, ele acaba”, diz Nogueira da Costa 

Movimento

Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

Nova live no canal da AF YouTube

A próxima live do canal da AFBNDES no YouTube está marcada para o dia 30 de junho, às 15h. O presidente da Associação, Arthur Koblitz, receberá o professor José Luis Oreiro, professor associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília.