Movimento

Edição nº1397 – terça-feira, 23 de junho de 2020

 

Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários

Mobilização das centrais sindicais foi fundamental para a melhoria da proposta

O Senado aprovou na última terça-feira (16) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/2020 (MP 936/2020), que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O texto seguiu para sanção presidencial. 

Houve a supressão do artigo 32, incluído na MP com várias alterações de direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entre elas, algumas que prejudicavam diretamente os bancários, como a que extinguia uma conquista histórica: a jornada de seis horas, de segunda a sexta-feira, para toda a categoria. 

O texto aprovado no Senado garante também a ultratividade das cláusulas das convenções ou dos acordos coletivos que vencerem durante o período de vigência do Estado de Calamidade Pública.

“A derrubada do artigo 32 foi muito boa para os bancários, uma vez que não haverá qualquer alteração no artigo 224 da CLT, que trata da jornada da categoria. Se sancionada sem veto presidencial, terá sido uma vitória para toda a classe trabalhadora, que conseguiu promover alterações importantes durante a tramitação da matéria, como a ultratividade das cláusulas das convenções ou dos acordos coletivos”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

 
 
Editorial

A jornada da

União pelo Desenvolvimento”

Acontece

Eleição que renovará Diretoria da AFBNDES será na quinta-feira

Veja como será a votação

Acontece

Negociação 2020

Associações do BNDES abrem prazo para envio de sugestões à Pauta de Reivindicações 

Acontece

Luz na caixa-preta: matéria “falsa, irresponsável e baseada em interpretações distorcidas” 

Ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho responde a matéria publica pela revista Crusoé e reproduzida no site “O Antagonista”

Institucional

“Guedes tem um projeto ideológico, e se puder acabar com os bancos públicos, ele acaba”, diz Nogueira da Costa 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

Movimento

Coronavírus prejudica rituais e vida econômica de índigenas 

O secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, ressaltou, em entrevista ao Programa Faixa Livre, no dia 18 de junho, que a pandemia do novo coronavírus não afeta ‘apenas’ a saúde dos indígenas – também prejudica rituais e vida econômica. Buzzato lamentou a morte do cacique kayapó Paulinho Payakan, figura emblemática nos protestos contra a construção da usina de Belo Monte, nos anos 1980, vítima da Covid-19, e avaliou os ataques do governo federal aos povos originários. 

O Programa Faixa Livre vai ao ar, ao vivo, na Rádio Bandeirantes (1360 AM) – toda segunda-feira, das 9 às 10h; e de terça a sexta-feira, das 8 às 10h. 

Para garantir o programa ativo durante a pandemia, o Faixa Livre lançou a campanha “Ajude a manter o programa no ar. Colabore com qualquer quantia”.  Dados bancários: Banco Itaú; agência: 1964; conta corrente: 03004-1.