Movimento

Edição nº1407 – terça-feira, 8 de setembro de 2020

A agenda do Faixa Livre: centenário da UFRJ, Petrobras, teto de gastos, eleições nos Estados Unidos, ataques à imprensa, desemprego

Confira algumas entrevistas do Programa Faixa Livre no final de agosto/início de setembro, envolvendo temas variados: privatização fracionada da Petrobras, teto de gastos, impacto das eleições americanas no Brasil, ataques de Bolsonaro a jornalistas e o desemprego.   

O ex-reitor, professor titular de políticas públicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do CNPQ, Roberto Leher, celebrou, em 4 de setembro, o centenário da instituição,  completado na segunda-feira (7), comentou os momentos históricos da UFRJ, os profissionais de destaque nas diferentes áreas do conhecimento que passaram pela universidade e os desafios para os próximos anos, com o ataque que a educação pública tem sofrido na gestão de Jair Bolsonaro.  

Ricardo Maranhão, engenheiro aposentado da Petrobras, ex-deputado federal e diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), em entrevista no dia 1º de setembro, condena o processo de privatização fracionado da maior estatal do país, explica a importância da BR Distribuidora e da Petrobras Biocombustíveis, liquidadas pela gestão de Roberto Castello Branco, e avalia o fim das operações da companhia no Rio Grande do Norte, com a venda de sua participação em campos de produção terrestre e em águas rasas. 

O economista Adhemar Mineiro, em entrevista no dia 1º de setembro, defende o fim da Emenda Constitucional 95, que impõe o teto de gastos para a administração federal, lembrando que o gasto público tem a capacidade de movimentar a economia em momentos de estagnação. Ele também analisa as disputas entre Paulo Guedes e Jair Bolsonaro e comenta a polêmica envolvendo os recursos destinados para o programa Renda Brasil, que será lançado em breve pelo governo em substituição ao Bolsa Família. 

Daniel Corrêa da Silva, professor de Relações Internacionais da Universidade Vale do Itajaí (Univali) e membro do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisa, em entrevista de 28 de agosto, o cenário das eleições nos Estados Unidos após as convenções partidárias, aponta a influência para o Brasil em caso de vitória de Donald Trump ou Joe Biden e critica a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a Amazônia ao ex-vice-presidente estadunidense Al Gore no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no ano passado.

 O jornalista, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Träsel, critica, em entrevista de 27 de agosto, a postura ofensiva do presidente Jair Bolsonaro contra profissionais de comunicação, relata diálogos da Associação com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para garantir a liberdade de imprensa e avalia a atuação dos veículos na cobertura do cenário político no país. 

O professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Vainer questiona, em entrevista de 25 de agosto, a defesa de um programa de Renda Básica Universal pelas legendas de esquerda, ressalta a necessidade de abertura de novos postos de trabalho no país, aborda a situação da educação em tempos de Covid-19 e aponta saídas para a urbanização dos grandes centros do país.

 

Movimento

Bancários: bom Acordo em conjuntura de pandemia, recessão, ameaça a direitos e desemprego

Editorial

Investindo na retomada da negociação

Contraf pede retorno da negociação após recusa da proposta do Banco na AGE do dia 1º de setembro e do protesto judicial acatado pelo TST. Comissão das Empresas diz que está à disposição para retomar conversas

Acontece

Mobilização histórica no Sistema BNDES  

Acontece

Comissão dos Empregados encaminhará ao Banco contraproposta para o ACT 2020

Institucional

“Marco legal do saneamento representa um retrocesso”, diz presidente da Federação de Sindicatos de Engenheiros

Institucional

UFRJ comemora Centenário

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

PESQUISA

AF sorteia máquina de café Nespresso em pesquisa sobre a Pousada Itaipava   

Quem responder à pesquisa sobre os serviços e a infraestrutura da Pousada Clube Itaipava concorrerá a uma máquina de café Nespresso Essenza Mini C30. A AFBNDES sorteará três máquinas. “O ponto de vista do sócio é muito importante para o trabalho de reestruturação da unidade de lazer, que está em curso”, destaca o diretor Fábio Pais. O sorteio on-line acontecerá às 16h do dia 15 de setembro, com transmissão pelo canal da AFBNDES no YouTube, para quem responder à consulta até 23h59 de 13 de setembro 

O link para a pesquisa é o seguinte: https://pt.surveymonkey.

com/r/pesquisa

pousadaitaipava 

 

Retorno da Pousada – A reabertura da Pousada está prevista para a festa do Réveillon 2021. Todos os cuidados serão tomados para que a comemoração aconteça em segurança. As inscrições para o sorteio estarão abertas de 26 de outubro a 4 de novembro, no Atendimento da AFBNDES, pelo e-mail atendimento@

afbndes.org.br e também pelo WhatsApp (21) 99214-4870.  

O sorteio acontecerá no dia 6 de novembro, com a divulgação do resultado no dia 10, no site da AFBNDES. As reservas da primeira chamada serão efetuadas pelos mesmos canais das inscrições no período de 17 a 19 de novembro. Já a segunda chamada se dará de 25 a 27 de novembro. 

Em breve, a AF vai informar o valor do pacote da virada do ano. Mas, caso algum fato impeça a reabertura da Pousada nesta data, os associados serão avisados com antecedência.