Não perca

Edição nº1407 – terça-feira, 8 de setembro de 2020

Escola de Frankfurt em curso on-line a partir de 8 de setembro

 

divulgação

 

 

A partir do mês de setembro, a Meira Mattos Educação iniciará mais um curso do Projeto Atenas. Dessa vez, será trilhado um itinerário de estudos sobre a Escola de Frankfurt e seus principais autores e temas de forma direta, fundamentada e aplicada. 

Serão momentos de imersão no pensamentos desses intelectuais (sociólogos, filósofos e cientistas políticos), que se reuniram em torno do Instituto de Pesquisas Sociais, fundado em Frankfurt em 1924, e escreveram alguns dos livros que balizaram o pensamento crítico ao capitalismo, à indústria cultural e à organização da sociedade nessas últimas décadas. Entre os principais nomes trabalhados, estão Theodor Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973), Walter Benjamin (1892-1940), Herbert Marcuse (1898-1979) e Jüngen Habermas. 

Cada aula terá um tema como norteador, o que propiciará um caminho de confronto de teorias e análise de suas aplicabilidades no mundo contemporâneo.   

O curso será ministrado pelo Prof. Bruno Neppo, doutorando em Filosofia na UFOP e produtor de conteúdo no canal Filosofares no YouTube.  

O conteúdo ficará disponível por um ano na sala de aula virtual do Meira Mattos Educação por meio da plataforma do Google Classroom. Os alunos também terão acesso a um fórum de dúvidas e material complementar. 

Inscrição: https://forms.gle/VmG1Uvv63KGAp7h6A 

Início: 08 de setembro de 2020 

Aulas: 04 com material de apoio. Ambiente classroom com a possibilidade de fazer perguntas por escrito ao professor e interagir com colegas.  

Mais informações: Watsapp (21) 21 97155-8752 ou pelo e-mail administracao@meiramattoseducacao.page


Canal no YouTube reúne clássicos nacionais – O canal no YouTube Legacies of Brazilian Cinema”  reúne cerca de 400 filmes nacionais produzidos entre a década de 1910 e os anos 2000. Entre as pérolas, estão disponíveis filmes dirigidos por José Mojica Marins, o inesquecível Zé do Caixão, como “Estranha Hospedaria dos Prazeres” (1976), “O Despertar da Besta” (1970), “Inferno Carnal” (1977)  e “Finis Hominis” (1971). Um dos movimentos cinematográficos mais importantes do país, o Cinema Novo também é contemplado pelo canal. Lá você encontra filmes de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Cacá Diegues e Nelson Pereira dos Santos.

 

Convênios

Giant Auto Mecânica oferece desconto e serviço de retirada e entrega de veículos sem custo

Esportes

Barcelona lidera Champions League; Bayern está na frente na Champions Master

Classificados

Tijuca – Alugo apartamento circular, Rua São Francisco Xavier 278, sala...

 

NÃO PERCA

Mostra Internacional de Cinema Virtual até dia 30 de setembro 

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo apresenta uma seleção de 33 filmes que serão exibidos gratuitamente. A programação segue até 30 de setembro pela plataforma de streaming

 #CulturaEmCasa. As exibições ocorrerão em duas sessões por dia, às 19h e às 22h. 

São 33 filmes de 21 países. A mostra apresenta uma seleção de películas produzidas nos últimos cinco anos nas categorias de ficção, animação e documentário, de curta e longa-metragem. A realização do evento foi possível por conta de ampla mobilização colaborativa de consulados, embaixadas e institutos estrangeiros com sede em São Paulo.