Negociação 2020

Edição nº1412 – sábado, 17 de outubro de 2020

Com concordância do TST, negociação do ACT 2020 segue até quarta-feira (21)

Seguirá pelo menos até quarta-feira (21) a negociação interna relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2020 no Sistema BNDES. Na sexta-feira (16), as representações dos empregados e da administração do Banco encaminharam petição ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) solicitando a dilatação do prazo de conversações.  Em resposta ao pedido, o Juiz Auxiliar da Vice-Presidência do TST, Giovanni O., autorizou o prazo adicional “em benefício do avanço das negociações”. 

Esta semana, seguindo encaminhamento da mediação de 7 de outubro no TST, foram realizados quatro encontros virtuais entre as partes nos dias 13, 14, 15 e 16 (um a mais do que estava previsto).  Segundo a Comissão dos Empregados, a negociação avançou na reunião de sexta-feira (16), mas as partes precisavam de mais tempo para finalizar a discussão. “Estamos esperançosos que a gente possa encontrar um caminho comum para atender a expectativa do funcionalismo do BNDES”, afirmou o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, na quarta-feira passada. 

Estão em debate cláusulas pendentes que foram levadas à mediação no TST: “Despedida de Empregados das Empresas do Sistema BNDES”, “Liberação de Representante Sindical”, “Repasse das Mensalidades Associativas”, “Informação sobre Plano de Saúde” e “Informação sobre Estatuto e/ou Regulamento Previdenciário da FAPES”.  

Em comunicado divulgado na noite de sexta-feira (16), a Comissão dos Empregados informou que a representação do Banco solicitou que não houvesse divulgação do teor das rodadas de negociação realizadas esta semana, com o que concordou os representantes dos funcionários “de forma a propiciar um ambiente que levasse à celebração do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020”. 

Desde a Assembleia Geral Extraordinária que aprovou a Pauta de Reivindicações de 2020, já se passaram dois meses e meio e a negociação no Sistema BNDES ainda não terminou. Esse acidentado percurso, que já levou à rejeição de duas propostas do Banco pelo corpo funcional benedense, pode ser conferido na área da Negociação 2020 do site da AFBNDES. Para acessar, clique aqui.

 

Saúde

Mamografia e acompanhamento médico são essenciais para prevenção do câncer de mama

Acontece

II Simpósio MulheRio em novembro

Institucional

Eleições movimentam entidades de classe no Rio de Janeiro

Movimento

Conselheira eleita questiona venda acelerada de ativos da Petrobrás 

Movimento

Desmatamento em outro patamar durante o governo Bolsonaro

Opinião

Gatos, dois pares, por Paulo Moreira Franco

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

FILIAÇÃO

Campanha de filiação à AFBNDES

Formulário eletrônico de filiação à AFBNDES – de rápido preenchimento e envio automático – está disponível on-line. A continuidade da operação pode ser apoiada pelo setor de atendimento da Associação, que durante a pandemia é acessado pelo e-mail atendimento

@afbndes.org.br ou pelo WhatsApp (21) 99214-4870.

 

Compartilhe o link https://pt.surveymonkey

.com/r/formularioafbndes com o colega que ainda não é associado e ajude a fortalecer a nossa Associação.

É fundamental o movimento de apoio e fortalecimento da nossa principal entidade de representação: a AFBNDES.  

No momento que estamos vivendo, apoiar a AF é essencial!