Acontece

Edição nº1412 – sábado, 17 de outubro de 2020

II Simpósio MulheRio em novembro 

“Em que sociedade nos desenvolvemos como mulheres? Como isso afeta nossos corpos e nossas escolhas?” 

Será realizado em 5, 6 e 7 de novembro, às 19h, o II Simpósio MulheRio, evento on-line com discussão de diversos temas relacionados às mulheres, como direito, saúde mental, ciência, política, transfeminismo, corporeidade, arte e racialidades. 

Para fazer a inscrição, clique aqui.  

Participantes: 

Ana Prestes – Socióloga e cientista política, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG.

Ana Gilda Soares dos Santos – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco, Presidente da ACIERJ – Associação dos Cuidadores, da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, Cuidadora em Saúde Mental no CAPS Neusa Santos Souza.  

Christina Brech – Professora e pesquisadora na USP desde 2010 e preocupada com a baixa representatividade de mulheres na matemática, está engajada com questões de gênero desde 2015, quando criou com suas colegas a Rede Não Cala USP – um coletivo de professoras pelo enfrentamento da violência de gênero.

Daniela Fontan – Atriz, palhaça e em 21 anos de ofício atuou em teatro, cinema, TV (“Amor eterno amor”, “O outro lado do Paraíso”, “Lili,aEx” , “Homens?”, entre outros ) e apresentou a série documental tradições Amazônia Atlântica, que estreia em 2021.

Juliana Sesario Alvim Gomes – Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFMG. Doutora e Mestre em Direito Público pela UERJ. LL.M pela Yale Law School.

Karin Vervuut – Socióloga pela UFRJ e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Co-fundadora do projeto #ElasNoPoder. Especializou-se nas áreas de comportamento eleitoral e psicologia política. É pesquisadora e consultora em campanhas eleitorais, em estados brasileiros, inclusive da campanha presidencial de Marina Silva. 

Laura Augusta – Psicóloga, Coordenadora geral da Rede Dandaras e Mestranda do PPGNEIM/UFBA. Atua na área clínica e comunitária, construindo uma psicologia racializada no combate ao racismo e às violências de gênero.

Leila Dumaresq – Filósofa, articulista, mestranda do departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP, representante da sociedade no Conselho Municipal de Saúde de Campinas e no Conselho de Ética em Pesquisa da UNICAMP.

Ligia Fabris – Professora e Coordenadora do Programa Diversidade da FGV Direito Rio, doutoranda em Direito pela Humboldt Universität zu Berlin.

Livia Arrelias – Psicóloga, Gestalt-terapeuta e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (linha Psicologia do Desenvolvimento - UFPA), especialista em Gênero e Diversidade na Escola, integrante do núcleo Amapá da ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os).

Monica Alvim – Psicóloga, Gestalt-Terapeuta, doutora em psicologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

Naiara Yohanna Klein – Especialista em Nanotecnologia e Nanociências, pesquisadora junto ao CBPF e Petrobrás. Doutora e Mestre em Física pelo CBPF e Doutora em Engenharia pela Université Paul Sabatier. Licenciada em Física pela UDESC, Pós-doutora pela PUC-Rio, pelo Istituto Officina dei Materiali e pela Università di Udine.

Olga Runciman – Psicóloga formada na Universidade de Copenhagen e terapeuta familiar do sistema Open Dialogue de Londres. Membro da Associação Psicológica Dinamarquesa. Especialista no tratamento de desordens psicológicas severas.

Paula Land Curi – Profa. Dra. no Departamento de Psicologia UFF e PPG Psicologia – Estudos da Subjetividade Coordenadora do Programa Mulherio: tecendo redes de resistência e cuidados.

Rachel Gouveia – Assistente Social. Professora da UFRJ. Co-coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos. 

 

Acontece

Com concordância do TST, negociação do ACT 2020 segue até quarta-feira (21)

Saúde

Mamografia e acompanhamento médico são essenciais para prevenção do câncer de mama

Institucional

Eleições movimentam entidades de classe no Rio de Janeiro

Movimento

Conselheira eleita questiona venda acelerada de ativos da Petrobrás 

Movimento

Desmatamento em outro patamar durante o governo Bolsonaro

Opinião

Gatos, dois pares, por Paulo Moreira Franco

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

FILIAÇÃO

Campanha de filiação à AFBNDES

Formulário eletrônico de filiação à AFBNDES – de rápido preenchimento e envio automático – está disponível on-line. A continuidade da operação pode ser apoiada pelo setor de atendimento da Associação, que durante a pandemia é acessado pelo e-mail atendimento

@afbndes.org.br ou pelo WhatsApp (21) 99214-4870.

 

Compartilhe o link https://pt.surveymonkey

.com/r/formularioafbndes com o colega que ainda não é associado e ajude a fortalecer a nossa Associação.

É fundamental o movimento de apoio e fortalecimento da nossa principal entidade de representação: a AFBNDES.  

No momento que estamos vivendo, apoiar a AF é essencial!