Acontece

Edição nº1424 – sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Repercussão da vitória de Arthur Koblitz para Conselho de Administração do BNDES na mídia

No dia 30 de dezembro, o economista Arthur Koblitz venceu a eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração do BNDES com 72,9% dos votos válidos. William Saab e Paulo C. A. Barcelos tiveram, respectivamente, 17,7% e 9,4% dos votos. A notícia teve repercussão, nos últimos dias, em matérias publicadas no site do jornal Folha de S. Paulo, no portal Terra e replicadas em outros sites. 

“A eleição de representantes dos trabalhadores para os conselhos de empresas estatais com mais de 200 empregados foi determinada por uma lei de 2010. As estatais precisaram alterar seus estatutos sociais para comportar a mudança. O BNDES foi uma das últimas estatais a fazer isso. Saab foi o primeiro representante eleito e seria reconduzido a partir de janeiro de 2017, quando foi reeleito com 53,5% dos votos válidos.”, lembrou o portal Terra na terça-feira (5) em matéria assinada pelo jornalista Vinicius Neder.  

Neder também lembrou que a última campanha eleitoral começou na Justiça: “A campanha eleitoral começou com uma disputa judicial entre a diretoria do banco e a AFBNDES, em torno da elegibilidade de Koblitz. A AFBNDES recorreu ao Judiciário para contestar uma das regras do processo eleitoral, publicadas em outubro de 2019, que vetava candidatos que ‘exerçam cargo ou mandato em organização sindical ou entidade de representação’. No fim das contas, a candidatura de Koblitz foi habilitada e a eleição ocorreu no último dia 30”.

O jornalista destaca ainda o papel mais ativo do Conselho do BNDES durante a pandemia do novo coronavírus: “A atuação na resposta à crise econômica causada pela covid-19 foi marcada por um papel mais atuante do Conselho de Administração, com destaque para o protagonismo do presidente do órgão, Marcelo Serfaty, como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em maio passado. Historicamente, o conselho do BNDES tinha atuação proforma, chancelando decisões da diretoria. Os membros eram quase todos representantes de diferentes ministérios. Já este ano, formado também com representantes do mercado, o conselho participou ativamente do desenho das medidas”.

Também repercutindo o assunto, a Folha de S. Paulo, na segunda-feira (4), informou: “Arthur Koblitz, que é membro da associação dos funcionários do BNDES, teve consumada a sua eleição para o conselho de administração do banco no último dia 30, para desgosto da cúpula do BNDES, que tentou frear a presença da associação no comitê decisório”.

Repercussão na mídia

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/01

/contra-cupula-do-bndes-arthur-koblitz-foi-eleito-para-compor-o-conselho-de-administracao-do-banco.shtml

 

https://www.terra.com.br/economia/presidente-

da-afbndes-e-eleito-representante-no-conselho-do-bndes,69ac9df1f1884232797b8547578a2d11dau2tbiz.html

https://br.investing.com/news/stock-market-news/presidente-da-afbndes-e-eleito-representante-no-conselho-do-bndes-818503

https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/01/2021/

presidente-da-afbndes-e-eleito-representante-no-conselho

-do-bndes

 

https://www.vvale.com.br/estadao-conteudo/presidente-

da-afbndes-e-eleito-representante-no-conselho-do-bndes/

 

https://flipboard.com/@flipboardbr/edi%C3%A7%C3%A3o-do-dia-vonp8btnz/presidente-da-afbndes-eleito-representante-no-conselho-do-bndes/a-eTfB1MscRkSOLDtzSi6duA%3Aa%3A39599696-f65f402b28%2Fcom.br

 

https://istoe.com.br/presidente-da-afbndes-e-eleito-

representante-no-conselho-do-bndes/ 

https://brazil.shafaqna.com/PT/AL/7378548 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia

/2021/01/presidente-da-afbndes-e-eleito-representante-no-conselho-do-bndes-ckjkk0020005j01hs4neb9ouy.html 

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/01/contra-cupula-do-bndes-arthur-koblitz-foi-eleito-para-compor-o-conselho-de-administracao-do-banco.shtml

 

Acontece

Abertas até 15 de janeiro as inscrições para  eleições dos Conselhos da FAPES

Movimento

Transporte ferroviário e ato em Capitólio na pauta do Faixa Livre

Institucional

Vulnerabilidade social é tema do Jornal dos Economistas

Opinião

Diogo de Sant'Ana, mais uma estrela foi brilhar!, por Francisco Oliveira

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ELEIÇÕES NA CIPA

Último dia para assinar o abaixo-assinado para suspensão do pagamento de empréstimos e financiamentos da FAPES no 1º trimestre de 2021

As Associações de Funcionários do Sistema BNDES e a APA estão passando abaixo-assinado com o pedido, ao diretor-superintendente da FAPES, de suspensão das amortizações de empréstimos e financiamentos relativos aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021. O documento já recebeu 251 assinaturas e está disponível até hoje (8).

Para participar do abaixo-assinado, clique no link abaixo e preencha o formulário virtual disponível, AQUI.