Institucional

Edição nº1429 – sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

“Entre Celsos e Marias”, podcast do Corecon-RJ, recebe Esther Dweck

reprodução

 

“Entre Celsos e Marias” é o podcast do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), que fala de economia sob a inspiração de Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares. No episódio nº 16, que foi ao ar na última terça-feira (9), a convidada foi Esther Dweck, professora do Instituto de Economia da UFRJ, que trabalhou, entre 2011 e 2016, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no cargo de Chefe da Assessoria Econômica e como Secretária de Orçamento Federal. Esther é uma das organizadoras do livro “Economia Pós-Pandemia”, que trata dos impactos da austeridade no Brasil.

O podcast do Corecon-RJ tem como introdução uma fala emblemática da professora  Maria da Conceição Tavares: “A economia que não se preocupa com a justiça social é uma economia que condena os povos a isso que está ocorrendo no mundo inteiro. Uma brutal concentração de renda e de riqueza, com desemprego e miséria. Uma economia que diz que precisa primeiro estabilizar, depois crescer, depois distribuir, é uma falácia. Nem estabiliza, cresce aos solavancos e não distribui”.           

Acesse aqui a conversa com Esther Dweck, assim como todos os episódios do podcast “Entre Celsos e Marias” que foram ao ar desde outubro do ano passado.  

No canal da AFBNDES no YouTube há vídeos de painel promovido pela Associação com o lançamento do livro “Economia para poucos – Impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil”, com a presença de alguns dos autores da obra: Esther Dweck (UFRJ), capítulos 1 e 2: “Economia Política da Austeridade” e “Austeridade e desigualdade Social no Brasil”, respectivamente; Carlos Octávio Ocké-Reis (Ipea), capítulo 4: “Efeitos da política de austeridade”; e Bruno Sobral (Uerj), capítulo 9, “Austeridade, segurança pública e federalismo: o caso do Rio de Janeiro”. O evento foi realizado em 19/09/2018 no auditório do Edifício Ventura.         

 
 

Movimento

A entrevista do presidente da AF ao Programa Faixa Livre

Movimento

MPT participa de negociação da Contraf com direções do BB e da Caixa em relação a propostas de reestruturação

Movimento

A autonomia do Banco Central: enfraquecimento dos instrumentos de política econômica do governo

Acontece

AFBNDES convoca para nova Assembleia sobre Resolução CGPAR em 24/2

Acontece

Eleição para Conselhos da FAPES será em março 

Opinião

Restauração no Fim da História, por Paulo Moreira Franco

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

SERVIÇOS

Funcionamento das unidades da AF no Carnaval 

A Sede Administrativa estará fechada na segunda (15), terça (16) e Quarta de Cinzas (17/2). O Clube da Barra funcionará de sábado (13) a Quarta de Cinzas (17/2), das 9 às 17h. A Pousada Clube Itaipava estará aberta. Mais informações sobre o funcionamento das unidades pelo telefone do Clube (21 99448-0531) e da Pousada (21 99439-9483).