Acontece

Edição nº1439 – sexta-feira, 30 de abril de 2021

“Bancos públicos e desenvolvimento sustentável” em debate no podcast da AFBNDES

arquivo

 

Depois de tratar dos desafios e caminhos da Amazônia no sétimo episódio, o podcast Missão Desenvolvimento, realizado pela ABNDES, tem como tema, em seu oitavo programa, os bancos públicos e o desenvolvimento sustentável.   

Para os organizadores do podcast, é necessário olhar para o meio ambiente com cada vez mais preocupação. “A boa notícia é que há uma agenda de sustentabilidade e preservação ambiental que tem começado a andar, especialmente a partir da ação de governos e bancos públicos. Os desafios são gigantescos, principalmente na área de políticas públicas que possam estimular ações que sejam ambientalmente sustentáveis”, resumem.  

Para contribuir para o debate, foram convidados dois grandes conhecedores práticos e teóricos do tema: Rogerio Studart, senior fellow do World Resources Institute, e Sergio Augusto Gusmão, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). 

Studart tem ampla experiência no setor tanto no Brasil quanto no exterior, também é senior fellow do Centro de Relações Internacionais do Brasil, foi diretor executivo do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e é professor de economia da UFRJ, com doutorado em Economia pela University of London e mestrado e graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gusmão faz parte da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), é diretor do Comitê Executivo da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento, é bacharel em Direito pela USP, com mestrado em Direito pela Harvard Law School e em Comércio Internacional, Economia e Ciências Políticas pela Sciences PO. Foi diretor-geral de Estratégia e Parcerias do New Development Bank, o banco do BRICS, e chefe de Gabinete da Presidência do BNDES. 

O novo programa, com apresentação do economista Paulo Gala (FGV-SP), está disponível desde quarta-feira (28) nas principais plataformas de streaming (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Dieezer, entre outras), no site http://www.missaodesenvolvimento.com e no canal da AFBNDES no YouTube.  

Para sugerir temas, mandar perguntas e participar dos debates, basta seguir o perfil do Missão Desenvolvimento no Instagram – https://www.instagram.com/missaodesenvolvimento ou enviar e-mail para podcast@missaodesenvolvimento.com.

 

Editorial

1. Ataques à governança e transparência do BNDES pela diretoria

Acontece

A novela que envolve a posse de Arthur Koblitz no CA do BNDES tem novo capítulo

Acontece

STF julgará em maio ação que pode alterar correção do FGTS e restituir perdas

Acontece

Unificação do cálculo da joia do PBB: AF realiza reunião com ativos não “porta-joias” sobre proposta

Acontece

Cobranças da AFBNDES serão feitas por débito em conta a partir de julho

Acontece

Candidatos e chapas têm até 14 de maio para se inscrever na eleição para os Conselhos da AFBNDES

Acontece

Pagamento de honorários da nova ação contra CGPAR 23 tem novo vencimento para associados ainda em débito

Acontece

Diretoria da AFBNDES contrata auditoria externa, cumprindo compromisso de campanha

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

PESQUISA

Atividades culturais são tema de pesquisa da Associação

prodrigues

Expositores da última mostra cultural da AF, em 2019

A AFBNDES está planejando atividades culturais virtuais para reduzir o distanciamento social em tempos de pandemia e gostaria de ouvir a opinião dos associados a respeito.

Responda a pesquisa AQUI e contribua com esse planejamento. É bem rápido! 

Clube do Livro com curadoria da AF, apresentações virtuais de teatro e música com artistas independentes, exposição de fotografia virtual, cinedebates virtuais em torno de filmes disponíveis na internet, saraus infantojuvenis de música e literatura...

São várias as propostas e ideias! Qual é a sua?