Institucional

Edição nº1439 – sexta-feira, 30 de abril de 2021

Começa a Conferência Amanhãs Desejáveis, promovida pela UFRJ

A Conferência Internacional Amanhãs Desejáveis (“Desirable Tomorrows”), que começou ontem (29) em realização da UFRJ, tem como objetivo discutir o novo cenário global impactado pela pandemia de Covid-19, apoiando-se na contribuição da ciência. “Dada a variedade de possibilidades de ‘futuros alternativos’, mas também as restrições para sua materialização, a questão geral que cada painel deverá enfrentar é: como o ‘desejável’ e o ‘possível’ podem ser combinados”, sustentam os organizadores. 

Para tanto a universidade mobiliza suas fronteiras de conhecimento nos mais variados campos: as tecnologias que moldam a 5ª Revolução Industrial; os caminhos já vislumbrados para as sociedades sustentáveis; as áreas da biologia e da saúde; as pesquisas e iniciativas rumo à transição energética; a reavaliação do futuro da inteligência artificial e de seus impactos; as questões éticas e jurídicas relacionadas com a crise ambiental, a emergência climática e as desigualdades. 

Como os amanhãs desejáveis podem ser compatíveis com os amanhãs possíveis? Qual a contribuição da ciência e da tecnologia para um futuro benigno superando as ameaças e riscos de colapso? – perguntam os organizadores da Conferência: o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Fórum de Ciência e Cultura), o Programa de Internacionalização (PRINT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Tais questionamentos estarão presentes em sete painéis. Confira a programação:

– “O Mundo Pós-COVID: Tendências e Desafios” (29 de abril);

– “A Urgência da Mudança Social: Construindo um Futuro Sustentável e Equitativo” (3 de maio, 11h; 4 de maio, 13h);

– Conferência Magna: professor Kurt Wüthrich, Prêmio Nobel de Química 2002 – 3 de maio, 14h30;

– “Mudança Climática, Biodiversidade e a Governança Ambiental – Desafios Globais e suas Implicações” (11 de maio 9:30 e 11 de maio 14:00);

– “Inteligência Artificial e seu Impacto na Sociedade” (18 de maio, 14h); 

– “Fronteiras da Biologia e da Medicina” (25 de maio, 10h; 25 de maio, 14h); 

– “Transição Energética: Desafio para o Século 21” (31 de maio, 10h); 

– Painel de Encerramento: “Daqui para Onde? Geopolítica, Política, Tecnologia e Economia para o Mundo Pós-Covid” (7 de junho, 10h). 

A Conferência Amanhãs Desejáveis está sendo transmitida no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura, com tradução simultânea. Inscrições abertas no site: https://desirabletomorrows.org  

 

Editorial

1. Ataques à governança e transparência do BNDES pela diretoria

Institucional

“Teto de gastos e as consequências para a sociedade brasileira” em debate 

Institucional

Presidente da AF participa de debates sobre desenvolvimento

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

PESQUISA

Atividades culturais são tema de pesquisa da Associação

prodrigues

Expositores da última mostra cultural da AF, em 2019

A AFBNDES está planejando atividades culturais virtuais para reduzir o distanciamento social em tempos de pandemia e gostaria de ouvir a opinião dos associados a respeito.

Responda a pesquisa AQUI e contribua com esse planejamento. É bem rápido! 

Clube do Livro com curadoria da AF, apresentações virtuais de teatro e música com artistas independentes, exposição de fotografia virtual, cinedebates virtuais em torno de filmes disponíveis na internet, saraus infantojuvenis de música e literatura...

São várias as propostas e ideias! Qual é a sua?