Acontece

Edição nº1450 – sexta-feira, 16 de julho de 2021

AFBNDES celebra 67 anos com campanha nas mídias sociais

Sequência de cards que contam um pouco da história da entidade vem sendo postada desde o dia 14 de julho no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn

afbndes

Linha do tempo conta um pouco da história da Associação: da luta no período do regime militar às mobilizações virtuais realizadas durante a pandemia

Criada em 14 de julho de 1954, a AFBNDES completou 67 anos de uma rica existência, sempre defendendo os interesses dos seus associados e do BNDES como agente fortalecedor da economia brasileira, vital para o desenvolvimento econômico e social do país.

Estamos, em comemoração à data, compartilhando nas mídias sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn – uma série de cards que contam um pouco da nossa história. Se você ainda não segue a AFBNDES nesses canais, este é o momento de se aproximar da sua Associação no ambiente digital e, de quebra, conhecer ou relembrar momentos marcantes da atuação político-institucional da entidade.

No contexto atual, de distanciamento social e home office em função da pandemia do novo coronavírus, a atuação e interação on-line da AFBNDES com seus associados nas redes virtuais é essencial. Portanto, curta, comente e compartilhe as nossas postagens sempre que puder.  

Um pouco de história – São 21 peças criadas para representar momentos da atuação da AFBNDES ao longo dos anos. A primeira da série apresenta a AFBNDES presente no Comício da Candelária, que reuniu, em 10 de abril de 1984, um milhão de pessoas pelas Diretas Já.  

As últimas peças, ainda não publicadas, refletem a nova faceta da mobilização dos trabalhadores em tempos de pandemia, na qual o necessário distanciamento social fez com que a AFBNDES, muitas vezes com o apoio das entidades sindicais, se valesse de reuniões virtuais para tocar o trabalho de representação política e institucional. Diversos temas foram tratados nesse período: ACT 2020, luta pela incorporação de função, Acordo de PLR, PBB da FAPES, Resoluções CGPAR, Sistema de Pontos, plano de retorno ao trabalho presencial etc.   

Visite nossas mídias sociais e descubra uma nova forma de celebrar a história da nossa AFBNDES.

 

Editorial

Não tem AJT sem previsão de sistema híbrido

Acontece

Justiça determina posse de Arthur Koblitz no Conselho de Administração do BNDES

Acontece

Câmara dos Deputados aprova PDC 956

Projeto da deputada Erika Kokay busca suspender efeitos da Resolução CGPAR 23, que afeta os planos de saúde das estatais federais. Luta agora é no Senado

Acontece

Qual o papel dos Bancos de Desenvolvimento na crise da Covid-19?

Acontece

Nosso adeus a Aluizio Borba

Associado desde 1976 e diretor da entidade na década de 1990, o colega fez história nos campos de futebol do Clube da Barra

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ACONTECE

Fim do desconto em folha a partir de 1º de agosto

Devido a uma cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020, a partir de 1º de agosto não será mais realizado o desconto de mensalidades associativas e outros pagamentos, como empréstimo financeiro e seguro, na folha salarial dos empregados do Sistema BNDES.

Em função dessa mudança – que não atinge os sócios aposentados –, a AFBNDES passará a fazer tais cobranças por meio de débito em conta. Para tanto, é necessária a atualização cadastral dos sócios efetivos ativos, principalmente os dados bancários: banco, nº da conta corrente com dígito e nº da agência.

Para proceder esta atualização, o sócio deverá acessar o “Portal do Associado” no site da AFBNDES – canto superior à direita – e informar login (nº do CPF) e senha. No menu do portal, à esquerda, ele deve clicar em “Dados Cadastrais” e atualizar as informações em “CADASTRAIS” e “BANCÁRIOS”.

Importante: caso o associado já faça o pagamento da conta de telefonia celular ou da Bodytech por meio de débito em conta e proceda a troca de banco (do Itaú para o Banco do Brasil ou vice-versa), precisará autorizar novamente a operação no aplicativo da nova instituição bancária ou no caixa eletrônico.

Caso o sócio não tenha a senha de acesso ao “Portal do Associado”, deve solicitá-la ao Setor de Atendimento da AFBNDES através do  WhatsApp.