Homenagem

Edição nº1450 – sexta-feira, 16 de julho de 2021

Nosso adeus a Aluizio Borba

Associado desde 1976 e diretor da entidade na década de 1990, o colega fez história nos campos de futebol do Clube da Barra

 

A comunidade benedense perdeu mais um dos seus no último domingo (11), com o falecimento de Aluizio Borba Lopes Filho, que faria 65 anos no próximo mês de outubro. Aposentado do BNDES, Aloizio ingressou nos quadros da Associação em 1976 e foi diretor de esportes da entidade de 1994 a 1996 e diretor patrimonial de 1996 a 1998. O colega também foi conselheiro da AF e integrante da CIPA/BNDES. 

Aloizio viveu sua época de ouro no futebol soçaite da AFBNDES defendendo as cores do Misto Quente nos anos 1980 e 90, especialmente no saudoso “Sangue & Areia”, campo de várzea anterior aos atuais campos de grama sintética da sede social. Em 2001, o diretor de esportes João Carlos Rafasque, o JC, fez uma bela homenagem à equipe que conquistou sete títulos no Campeonato de Futebol Soçaite da AFBNDES, três deles invicto, e a um dos seus melhores jogadores: Aluizio Borba, que para muitos foi o maior craque que já pisou os campos do Clube da Barra. “Fiquei feliz com a homenagem, mas tem muito mais gente para ser lembrada”, disse à época. Para ele, seu gol mais bonito foi na final de 1993, quando o Misto conquistou seu último caneco: “A coluna já estava arrebentada, mas mesmo assim deu para fazer um golaço”, arrematou.  

Quando a Associação fez 50 anos, Aluizio foi ouvido para a revista comemorativa publicada em 2004: “A AFBNDES é uma entidade que cresceu e se solidificou entre os funcionários do Banco. Sua atuação no campo das reivindicações político-salariais não deixou de lado as atividades sociais, culturais e esportivas. E é nessa área de esporte que sempre procurei atuar, participando das competições promovidas pela AF por entender que elas propiciam momentos de confraternização entre os funcionários. E agora que a AF está completando 50 anos, a gente vê quanta coisa legal aconteceu. Sem dúvida, são momentos inesquecíveis, que ficaram marcados em nossas vidas. Espero que os novos funcionários do Banco continuem escrevendo novas páginas na história da Associação”.      

Nos últimos tempos, Aluizio se dedicou de forma apaixonada ao futebol de mesa (o nosso velho futebol de botão). Antes de se aposentar, ajudou a organizar diversas competições na sobreloja do Edserj, na hora do almoço, com cobertura do nosso jornal. E foi assim que o VÍNCULO o fotografou pela última vez em 8 de agosto de 2019, no eventoQuintas no Clube da Barra, realizado pela diretora de assistência social Sonia Guedes: concentrado, se preparando para mais um arremate ao gol adversário.

Aluizio Borba deixou a esposa Maria Emília e os filhos Nuno e Bruno. Que ele descanse em paz.

 

Editorial

Não tem AJT sem previsão de sistema híbrido

Acontece

Justiça determina posse de Arthur Koblitz no Conselho de Administração do BNDES

Acontece

Câmara dos Deputados aprova PDC 956

Projeto da deputada Erika Kokay busca suspender efeitos da Resolução CGPAR 23, que afeta os planos de saúde das estatais federais. Luta agora é no Senado

Acontece

Qual o papel dos Bancos de Desenvolvimento na crise da Covid-19?

Acontece

AFBNDES comemora 67 anos com campanha nas mídias sociais

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ACONTECE

Fim do desconto em folha a partir de 1º de agosto

Devido a uma cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020, a partir de 1º de agosto não será mais realizado o desconto de mensalidades associativas e outros pagamentos, como empréstimo financeiro e seguro, na folha salarial dos empregados do Sistema BNDES.

Em função dessa mudança – que não atinge os sócios aposentados –, a AFBNDES passará a fazer tais cobranças por meio de débito em conta. Para tanto, é necessária a atualização cadastral dos sócios efetivos ativos, principalmente os dados bancários: banco, nº da conta corrente com dígito e nº da agência.

Para proceder esta atualização, o sócio deverá acessar o “Portal do Associado” no site da AFBNDES – canto superior à direita – e informar login (nº do CPF) e senha. No menu do portal, à esquerda, ele deve clicar em “Dados Cadastrais” e atualizar as informações em “CADASTRAIS” e “BANCÁRIOS”.

Importante: caso o associado já faça o pagamento da conta de telefonia celular ou da Bodytech por meio de débito em conta e proceda a troca de banco (do Itaú para o Banco do Brasil ou vice-versa), precisará autorizar novamente a operação no aplicativo da nova instituição bancária ou no caixa eletrônico.

Caso o sócio não tenha a senha de acesso ao “Portal do Associado”, deve solicitá-la ao Setor de Atendimento da AFBNDES através do  WhatsApp.