Institucional

Edição nº1458 – sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Financeirização no Brasil e na periferia

“Muito já se discutiu sobre o processo de financeirização em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas há ainda uma compreensão limitada sobre esse processo em outros lugares, em particular, em países inseridos na periferia do capitalismo. O caso brasileiro não é exceção: embora o tema venha recebendo cada vez mais holofotes, ainda é preciso avançar bastante para entendermos como chegamos à atual configuração do capitalismo brasileiro”.

Assim é apresentado o décimo quarto episódio do evento virtual “Sistema Financeiro em Debate”, do Instituto de Economia da UFRJ. Nele, Luiz Macahyba e Norberto Martins recebem Luiz Fernando de Paula, professor do IE/UFRJ, e Carmem Feijó, professora da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Financeirização em Desenvolvimento (FINDE/UFF). O debate é sobre a financeirização no Brasil e na periferia, o papel do sistema financeiro nesse processo e suas consequências para nossas vidas.  

O programa foi transmitido nesta quinta-feira (9), no Canal do IE/UFRJ no YouTube.

Mais informações – Grupo de Financeirização e Política Social (IE/UFRJ): https://www.ie.ufrj.br/finsoc. Grupo de Pesquisa em Financeirização em Desenvolvimento (FINDE/UFF): http://finde.uff.br/


Os EUA e a economia de guerra

“De Eisenhower ao Afeganistão: Os Estados Unidos e a economia da guerra”. Esta foi a pauta do programa “Conversas Sobre o Mundo Contemporâneo”, do Instituto de Economia da UFRJ. Luiz Carlos Prado, Eduardo Costa Pinto, Numa Mazat e Eduardo Bastian debatem. Ronaldo Bicalho ancora.

Confira no canal do IE/UFRJ no YouTube.

Editorial

AJT, retorno ao trabalho presencial e o discurso histórico do ministro Luís Roberto Barroso

Institucional

“Dinheiro”: Novo livro de Belluzo e Gabriel Galípolo

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

INSTITUCIONAL

Crise hídrica: o curto prazo

O Grupo de Conjuntura Econômica do COPPEAD/UFRJ apresentou em seu podcast no dia 7 de setembro o tema “O avanço da crise hídrica: o que pode acontecer no curto prazo”, com a participação dos professores Francisco Eduardo Pires e Nivalde de Castro.

Para acessar o vídeo, clique aqui.