Eventos

Edição nº1462 – sexta-feira, 8 de outubro de 2021

O sucesso do espetáculo Maria! no YouTube da AFBNDES

bbecker

Claudio Mendes interpreta o compositor pernambucano Antônio Maria

“Sou louco pelos frevos de Maria. Coincidentemente, minha família veio de Recife na mesma época de Antônio, de Edu Lobo, de Chacrinha, de Nelson Rodrigues e de tantos outros ilustres pernambucanos. Portanto, é como ver no espelho a própria história familiar. Maria tinha razão ao descrever a solidão com certa amargura, não obstante a conexão cultural e conterrânea que jamais nos deixará a sós, pois nossas raízes são indeléveis”. As palavras de Fred Bellintani, um dos 130 espectadores que acompanharam a estreia de Maria! ontem (7), no canal da AFBNDES no YouTube, refletem os sentimentos que o espetáculo desperta. 

A peça, com 50 minutos de duração e interpretação em libras, ficará disponível até 6 de abril de 2022 no Youtube da Associação. Ela faz parte do ciclo cultural promovido pela AFBNDES intitulado Janelas. O espetáculo, que tem atuação de Claudio Mendes e direção de Inês Viana, reúne crônicas e canções de Antônio Maria, cronista, comentarista esportivo, poeta e compositor pernambucano que viveu época de ouro no Rio de Janeiro, mais precisamente em Copacabana.

Em clima descontraído, o bate-papo que se seguiu à exibição da peça contou com a abertura de Pauliane Oliveira, que coordena as atividades culturais da Associação, e a participação do ator Claudio Mendes, intérprete de Maria, da violoncelista Maria Clara Valle, responsável musical do espetáculo, e dos benedenses aposentados José Caetano e Cleide Rodrigues, que fazem parte da história do grupo de Teatro da AFBNDES.

O grupo falou sobre diversos temas: produções teatrais em tempos de isolamento social, a importância da cultura como elemento emocional e de resistência e histórias curiosas sobre Antônio Maria que não estão na peça. Rolou até um flerte com o possível retorno do grupo de teatro da AF, o que seria ótimo! O bate-papo também está disponível no YouTube. Vale conferir.  

Calendário Cultural da AFBNDES

A próxima atração do ciclo Janelas será uma conversa literária com Itamar Vieira Junior, autor do romance Torto Arado, ganhador do Prémio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. O encontro virtual está previsto para acontecer em 4 de novembro, no YouTube da Associação.

Também está no ar a galeria virtual da 28ª Exposição de Arte Fotográfica, a EXPOFOTO AFBNDES 2021. A edição, a primeira virtual de nossa história, escolherá os melhores cliques, segundo voto popular e seleção de comissão julgadora. Para votar nas suas três fotografias preferidas basta acessar o site até o dia 29 de outubro. 

Claudio, Zé, Maria Clara e Cleide participaram de bate-papo sobre o espetáculo após a apresentação

Serviços

Confira os pacotes com valores especiais que estão disponíveis para hospedagem na Pousada AFBNDES

Não perca

Dia das Crianças: programação especial para os pequenos no CCBB

Eventos

Festa das Crianças no Clube da Barra com alegria e segurança

Classificados

Tijuca – Vendo apto, sala, 2qtos, 1 suíte, cozinha...

 
 
 

EXPOFOTO

Está aberta a galeria virtual EXPOFOTO AFBNDES 2021. Vote até 29 de outubro nas suas fotografias preferidas

Na galeria virtual da EXPOFOTO AFBNDES 2021 é possível conferir os trabalhos dos colegas Ayrton Couto, Chico, Fê, Gabriel Canedo, IBLAJ, João Gusmão, João Picanço, Marcio Medeiros, Melvyn, Montserrat, Nando Lavrado, Rapadura, Rê Gomes, Ricardo de Paula, Roberto Neves, Rosinha Motta e Sergio Gordilho.  

Estão expostas no site 79 fotografias, em diversos estilos, que apresentam um passeio por lugares distintos do mundo, do Centro do Rio de Janeiro a Índia, passando por Montreal, Punta del Este, África, entre outros. Vale a pena conferir.

Nas legendas das fotos os participantes estão identificados com seus números de inscrição, para não influenciar a preferência popular. Os nomes dos autores das imagens serão revelados após o resultado da votação. A votação está aberta até 29 de outubro no site.