Acontece

Edição nº1492 – sexta-feira, 13 de maio de 2022

“Juntos somos mAis Fortes” é eleita para a Diretoria da AFBNDES

Votação da chapa, liderada pelo atual presidente da Associação, Arthur Koblitz, ultrapassou o excelente resultado alcançado pela chapa “AFBNDES mAisForte!”, eleita em 2020

fotos: paulo rodrigues

Os novos diretores da AFBNDES, eleitos ontem, tomam posse em 1º de julho

Com votação expressiva, a chapa “Juntos somos mAis Fortes”, única a concorrer no pleito, foi eleita ontem, 12 de maio, para a Diretoria da AFBNDES (biênio 2022-2024).

A eleição, realizada eletronicamente pela segunda vez na história da entidade, contou com a participação de 1.103 associados. Foram computados 1.058 votos na chapa, 38 nulos e sete em branco. A nova Diretoria toma posse em 1º de julho.

A chapa Juntos somos mAis Fortes”, liderada pelo atual presidente da Associação, Arthur Koblitz, teve a maior votação para a direção da AFBNDES desde 2010: 1.058 votos – contra 1.001 da chapa “AFBNDES mAisForte!”, eleita em 2020. [No quadro 1, abaixo, vemos a evolução de votos em chapas nos últimos dez anos].

O pleito de 2020 já havia sido um marco na história das eleições da Associação, com 1.093 votantes numa disputa com chapa única. A eleição deste ano, também com apenas uma chapa, teve 10 votos a mais.

Em 2014, o número de votantes chegou a 1.193, com a disputa envolvendo três chapas; em 2016, foram 1.321 votantes, com duas chapas em disputa – o que sempre provoca maior mobilização dos associados [Veja o quadro 2].

 

A nova direção da AF tem paridade de gêneros: cinco mulheres e cinco homens

 

Visita aos andares Em campanha, os integrantes da chapa Juntos somos mAis Fortes” estiveram em três andares do Edserj na manhã de ontem. Segundo o presidente Arthur Koblitz, houve a oportunidade de fazer um balanço desses seis anos à frente da AFBNDES: “Esta eleição ocorre exatamente no momento em que temos um ciclo se fechando, um ciclo de resistência dos empregados, de defesa da instituição BNDES. Na conversa a gente destacou o que foi nossa maior vitória: a manutenção do Banco na Constituição Brasileira. A Constituição Cidadã, como é conhecida, também garantiu fonte estável de recursos para o BNDES, e isto a tornou compromissada com o desenvolvimento. Este governo tentou de tudo para tirar o BNDES da Constituição. E se não fosse o movimento organizado dos trabalhadores do Banco, eles teriam sido bem-sucedidos”.

Os integrantes da chapa também destacaram, nas visitas aos andares, a importância do voto na eleição para a Diretoria da AFBNDES, mesmo sendo um pleito com chapa única. “Foi bom voltar a ter este contato com os empregados, lembrar de lutas importantes como a defesa do Fundo Amazônia e a reintegração do Gustavo Soares (componente da chapa eleita), e perceber o reconhecimento das pessoas em relação a tudo o que foi feito”, destacou Arthur.

De acordo com o Edital de Convocação da eleição, está aberto até as 18 horas do dia 16/05/2022 o prazo para apresentação de recurso ao Conselho Deliberativo da entidade, com julgamento no dia 18.

O processo eleitoral foi coordenado por comissão composta por Luiz Ferreira Xavier Borges (presidente), Alexandre da Silva Pereira, Eduardo Debaco, Madeilene Pérez de Carvalho e Melvyn Afonso Cohen. 

Confira a composição da nova Diretoria da AFBNDES:

Presidente: Arthur Koblitz

1ª Vice-Presidente: Pauliane Oliveira 

2º Vice-Presidente: Fernando Newlands

Diretor Administrativo e Patrimonial: Paulo Rebouças 

Diretor Financeiro: Carlos Leonardo Delgado

Diretora Institucional 1: Eva Khury  

Diretora Institucional 2: Viviane Pereira 

Diretora Jurídica: Juliana Romeiro 

Diretor de Informática: Gustavo Soares 

Ouvidora: Viviane Mello  

O manifesto da chapa “Juntos somos mAis Fortes” e os currículos de seus integrantes podem ser conferidos aqui.            

 

Acontece

AFBNDES convoca AGE para deliberar sobre ação judicial relativa ao Sistema de Pontos

Acontece

Contribua para a defesa dos interesses dos participantes de fundos de pensão

Acontece

Mobilidade urbana e seus impactos na sociedade é tema do podcast da AFBNDES

Acontece

Sobre a cobrança de mensalidade e demais serviços relativos ao mês de maio