Não perca

Edição nº1492 – sexta-feira, 13 de maio de 2022

Exposição do MUSEHUM propõe discussão sobre o impacto das comunicações a partir de atividades tecnológicas e interativas

reprodução

O museu possui acervo com mais de 400 objetos relacionados a comunicação

Inaugurado em janeiro de 2020, o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, no Flamengo, tem a proposta de narrar a evolução tecnológica das comunicações a partir da ótica das relações humanas. O museu possui acervo com mais de 400 objetos relacionados à comunicação de várias épocas, como aparelhos telefônicos de design diferentes, celulares antigos, mesa de telefonista, câmeras, rádios, TVs e computadores.

Durante o passeio, o público pode conhecer a história do prédio histórico, onde há mais de 100 anos funcionava a Estação Telefônica Beira-Mar, onde dezenas de telefonistas trabalhavam para conectar as pessoas. A visita reconstrói esse ambiente a partir de pesquisas no acervo documental da instituição.

Já na instalação “Super-Selfie: virei peça de museu”, é possível tirar uma foto digital 3D em grandes proporções, que mostra uma versão desconstruída da própria imagem.

O MUSEHUM é o novo Museu das Telecomunicações, que existia há 13 anos antes de ganhar essa nova proposta. Antes disso, a instituição nasceu como Museu do Telephone, inaugurado em 1981.

O acervo herdado da instituição conta com mais de 130 mil peças, como fotos antigas, documentos, listas telefônicas, contador de fichas telefônicas de 1900, central telefônica francesa do século 19 e arquivo rotativo analógico – uma espécie de banco de dados – usado pelas telefonistas nas primeiras décadas do século 20.

Serviço – Instalado dentro do Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo), o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades pode ser visitado de quarta a domingo, das 11h às 18h, com entrada grátis. É necessário fazer o agendamento prévio pelo site.

Classificados

Bairro Peixoto – Alugo apto, 99 m², 2qtos (1 suíte)...

Eventos

Alegria e muito amor para as mamães que comemoram o seu dia no Clube e na Pousada

Pousada

A programação da Pousada AFBNDES está imperdível! Confira a melhor opção para curtir a chegada do friozinho na Serra

 

SERVIÇOS

AFBNDES está funcionando em novo espaço no S1 do Edserj

O Atendimento da AFBNDES está funcionando, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, em novo espaço localizado no S1 do Edserj, próximo ao corredor do banheiro masculino.

O novo telefone da Associação é 0800 232 6337. Através do menu inicial, o associado pode escolher falar com o Atendimento ou com a Pousada AFBNDES. Os funcionários do BNDES podem ligar para a Associação discando os ramais internos 2886 ou 2887.

O setor também está disponível pelo WhatsApp e pelo e-mail.