Não perca

Edição nº1497 – sexta-feira, 17 de junho de 2022

Confira a programação do Centro Cultural dos Correios

reprodução

 

O prédio, onde hoje é localizado o Centro Cultural dos Correios, foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam a construção do início do século 20. O local foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a "Exposição Ecológica 92", evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente - RIO 92.

A inauguração oficial do Centro Cultural Correios aconteceu em agosto do ano seguinte, com a Exposição Mundial de Filatelia - Brasiliana 93. Desde então, o Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística.

Confira parte da programação que está em cartaz até 30 de julho:

De – Lírios – A artista plástica carioca Deborah Netto apresenta a exposição “De-Lírios”, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat e produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como ar, água, flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

Atrás da Grande Muralha: Nova Arte Chinesa e Brasileira – Um dos objetivos do curador Clay D’Paula é mostrar as diferentes maneiras pelas quais os artistas chineses utilizam elementos tradicionais da própria cultura, como a caligrafia, a tinta chinesa e os vestígios da pintura realista socialista, para criar obras criativas e impactantes, voltadas a questões atuais e globais. São trabalhos que traduzem esteticamente a pandemia da Covid-19, as desigualdades da globalização, a fragilidade da matéria, problemas ambientais, a hipocrisia humana e o território estreito e desolador do preconceito. 

Janelas Indiscretas – Curiosidade, indiscrição ou procura por comunicação? Objeto de uma pesquisa realizada ao longo de 18 meses, “Janelas Indiscretas, eu vejo o que você vê?”, individual de Marilou Winograd, teve início no isolamento decorrente da pandemia. Recolhida, com o universo visual reduzido, a geometria das janelas e a nova geometria dançante que se estabelecia ao anoitecer, com os pequenos pontos de luz piscando na escuridão, aguçaram o olhar da artista. Sob curadoria de Alexandre Murucci, a ocupação fotográfica é produzida por Carlos Bertão e Alê Teixeira.

Sonhos de Atlantis – Patricia Secco e Claudio Roberto Castilho apresentam exposição composta de centenas de peças de cerâmica, representando o que restou no fundo do mar da ilha de Atlantis. A ideia do projeto surgiu quando Patricia sonhou com a submersa ilha rodeada de animais marinhos morrendo, sufocados pela ingestão de detritos que são criminosamente jogados no mar.

Serviço – O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro, Rio de Janeiro. O funcionamento é de terça a sábado, das 12h às 19h. A entrada é gratuita. Confira a programação completa no site.

Classificados

Araras – Alugo espetacular sítio, infraestrutura...

Serviços

Pousada terá noite do fondue no final de semana de 25 de junho

Eventos

Forró do trio Sotaque do Nordeste animará Caipira do Clube da Barra

 

SERVIÇOS

Funcionamento do Atendimento da AFBNDES

O Atendimento da AFBNDES está funcionando de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, no S1 do Edserj, próximo ao corredor do banheiro masculino.

O telefone da Associação é 0800 232 6337. Através do menu inicial, é possível escolher falar com o Atendimento da Sede Administrativa ou com a Pousada AFBNDES. Os funcionários do BNDES podem usar os ramais internos 2886 ou 2887.

Os associados também podem fazer contato com a AFBNDES pelo WhatsApp (21) 99214-4870 ou por e-mail.

Corrida – O Atendimento da AF é o responsável pelas inscrições (abertas até 24 de junho) para o Circuito das Estações – Etapa do Inverno. A corrida será realizada em 17 de julho, no Aterro do Flamengo, com largada em frente ao Monumento aos Pracinhas, com três percursos: 5Km, 10Km e 15Km. Sócios e dependentes pagam R$ 125,00; convidados, R$ 155,00 (boleto bancário). As inscrições também podem ser efetuadas através do e-mail