Acontece

Edição nº1504 – sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Confira o Relatório do Mandato 2020-2022 na AFBNDES

Documento tem 10 capítulos e 64 páginas recheadas de informações sobre o que foi desenvolvido no período

reprodução

 

A AFBNDES publicou no dia 29 de julho o Relatório de Atividades do Mandato 2020-2022 – documento com 10 capítulos e 64 páginas recheadas de informações sobre o que foi desenvolvido pela entidade nesse período.

No último VÍNCULO, publicamos um resumo do que os associados podem encontrar nos diversos capítulos do documento. Confira:

A “Palavra do Presidente” abre a publicação em texto assinado por Arthur Koblitz, que lança um olhar para o que foi realizado de 2016 para cá. Para ele, as metas que fundamentaram a criação da AFBNDES na longínqua década de 1950 continuam sendo percebidas como necessárias pelos associados. “Entretanto, e em retrospecto, estamos convencidos de que o que aconteceu a partir de 2016 foi uma espécie de refundação da Associação pela aquisição de uma nova meta fundamental: a defesa do BNDES”, ressalta.

O segundo capítulo traz um pouco da trajetória da Associação ao longo dos anos, desde a sua fundação, em 1954. “A AFBNDES é uma entidade que se posicionou nos momentos mais importantes do país e que construiu uma trajetória democrática. Uma história de respeito à pluralidade de opiniões”, comenta o 2º vice-presidente da Associação, Fernando Newlands.

“Em defesa do BNDES” é o título do terceiro capítulo do Relatório, com falas reforçando o importante papel do Banco na vida nacional. Há depoimentos de parlamentares, da economista Monica de Bolle e do ex-presidente Paulo Rabello. Para ele, “os brasileiros precisam ser sócios do Banco e os empregados devem resgatar a missão da instituição”. Por meio de QR Code, os leitores são levados às mídias que divulgaram tais comentários. Também há registros da atuação da AFBNDES em defesa do Banco, como na luta contra a PEC Emergencial, em 2021.

O quarto capítulo, “Nossas Bases”, é rico em informações sobre as unidades da Associação: a Sede Administrativa, agora no S1 do Edserj, a Pousada AFBNDES, nossa casa na Serra, e o Clube da Barra. É um percurso interessante, principalmente porque traz as estratégias desenvolvidas pela diretoria em busca de uma gestão cada vez mais profissional, mesmo sob o impacto da pandemia de Covid-19.

A “Retomada Cultural” da Associação é o tema do capítulo 5, que trata das iniciativas trabalhadas pela diretoria durante o período de afastamento social.   “Em momentos difíceis, a arte e a cultura são o que salva a gente, o que dá sentido, leveza em meio às dificuldades, o que permite a nossa sanidade mental”, comenta a 1ª vice-presidente da AFBNDES, Pauliane Oliveira. Destaques para a Exposição de Fotografia 2021, totalmente adaptada ao ambiente virtual, e para a Live Janelas, que permitiu a transmissão de peças teatrais e conversas com escritores de forma on-line.

Além das dificuldades provocadas pela pandemia, o exercício de 2021 na AFBNDES veio com duas situações desagradáveis: o início do pagamento majorado do aluguel do espaço ocupado pela Associação no Edserj e o fim do desconto em folha salarial das mensalidades associativas. Mas mesmo diante dessas adversidades, a entidade conseguiu fazer investimentos necessários nas infraestruturas e instalações da sede administrativa e das unidades recreativas. “A AFBNDES encontra-se, atualmente, preparada financeiramente para a continuidade da defesa institucional do BNDES e do seu corpo funcional”. É disso que trata o capítulo 6 (“Prestando Contas”) do Relatório do Mandato 2020-2021.

“Para que tenhamos um Brasil continuamente no rumo do crescimento social e econômico, o BNDES foi criado em 1952; e para isso os benedenses sempre estarão empenhados. Foi assim no passado, é assim no presente e assim sempre será”. Desta forma é aberto o sétimo capítulo (“Projeção para o futuro”) do documento, que também destaca o podcast Missão Desenvolvimento, lançado em março de 2021 com o objetivo de contribuir para o debate sobre desenvolvimento econômico e político no Brasil, na América Latina e no mundo.

O fortalecimento das atividades do Jurídico da AFBNDES é o tema do capítulo 8 do Relatório. O setor tem atuado com foco na defesa do corpo funcional e do papel do BNDES para o desenvolvimento do país. Destaques para a reintegração de Gustavo Soares aos quadros do Banco, para a mediação do TST na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020, para a luta pela eleição e posse de Arthur Koblitz no Conselho de Administração do BNDES e para o apoio da Associação aos empregados no âmbito de processos administrativos disciplinares.

A área de Comunicação é tratada no capítulo 9, com informações sobre os canais de informação e interação com os associados – fortemente valorizados em função do distanciamento social provocado pela pandemia. Logo que foi determinado o home office no BNDES, a AFBNDES começou a utilizar a plataforma Zoom para a realização de reuniões virtuais e assembleias gerais, garantindo a participação efetiva dos associados em todas as deliberações de interesse da comunidade benedense. No período da negociação do ACT 2020, chegamos a ter mais de 1.000 usuários conectados simultaneamente. Do final de março de 2020 para cá, quando paramos temporariamente de publicar a versão impressa do VÍNCULO, já foram publicadas 120 edições on-line – conferidas, semanalmente, no site da Associação.

O capítulo 10 é focado nos serviços prestados aos associados, como seguro e planos de telefonia, e nas parcerias estratégicas para a defesa do BNDES e dos empregados, por meio de assessoria parlamentar e de assessoria de imprensa.

No curso do Relatório também são publicados depoimentos de benedenses aposentados e da ativa sobre a importância da AFBNDES na defesa do corpo funcional benedense e do papel do Banco como propulsor do desenvolvimento econômico e social do Brasil.


Acontece

AFBNDES incentiva assinatura da Carta em Defesa da Democracia

Acontece

Audiência no TRT sobre o plano de retorno ao trabalho presencial do BNDES

Acontece

Negociação 2022: Comissões se reúnem na segunda-feira (8)

Acontece

Ação CGPAR 23 e o pagamento de honorários advocatícios

Acontece

Debate sobre dominância financeira e fiscal no podcast da AFBNDES

Editorial

Dia da Marmota

A negociação do Acordo Coletivo de Trabalho no BNDES

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ACONTECE

Pedido de suspensão de amortizações de empréstimos já foi encaminhado à FAPES

A AFBNDES já foi enviou ao diretor-superintendente da FAPES, Carlos Frederico Rangel de Carvalho e Silva, o abaixo-assinado com o pedido de suspensão das amortizações dos empréstimos da Fundação nos meses de agosto e setembro de 2022. Noventa e quatro colegas assinaram o documento.