Acontece

Edição nº1510 – sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre prevenção ao suicídio

FAPES destaca campanha “A vida é a melhor escolha” idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Idealizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo tem como objetivo prevenir e reduzir os casos de suicídio. A iniciativa acontece no Brasil desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, e neste ano a campanha tem como tema: "A vida é a melhor escolha!".

No Brasil, os registros de casos de suicídio se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia tiram a sua própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Considerando os episódios subnotificados, estima-se mais de 1 milhão de casos. Os números são alarmantes e essa triste estatística acomete principalmente jovens entre 15 e 29 anos.

A morte por suicídio é uma emergência médica e um problema de Saúde Pública, que pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base. A atenção à prevenção do suicídio se torna ainda mais importante agora, onde, após a pandemia, os fatores de risco se encontram cada vez mais presentes.

Portanto, nunca ignore um comentário sobre suicídio. Converse com a pessoa, ouça com atenção o que ela tem a dizer, mostre-a que ela é importante e estimule-a a procurar ajuda profissional o quanto antes. Reforce o fato que depressão é uma doença e que há tratamento. Somente com esforço conjunto, podemos combater este grave problema!

Confira aqui vídeo que a psicóloga do Programa de Saúde da Família FAPES, Glauce Correa, gravou especialmente para o Setembro Amarelo.

Fonte: FAPES

Editorial

Cadê a diretoria do BNDES?

Acontece

Sobre a audiência de instrução e julgamento do dia 12/9

Acontece

Grupo Amigo Azul faz encontro no Clube da Barra em 25/9

Acontece

“A China no capitalismo contemporâneo” é tema no podcast da AFBNDES

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

Saúde

Como está a saúde do seu filho?

A FAPES está disponibilizando o Mapa de Saúde Pediátrico, um questionário que possibilita ao Plano de Assistência e Saúde – PAS orientar, monitorar e analisar as situações de saúde de dependentes de beneficiários menores de 16 anos. A iniciativa auxilia a equipe do Programa de Saúde da Família para que possa atuar ainda mais no controle de riscos e danos na saúde.

De acordo com estudos científicos, o que acontece nos primeiros anos de vida traz consequências por toda a vida adulta. Assim, o Mapa de Saúde Pediátrico também tem o objetivo de orientar os pais sobre ações preventivas e de promoção de saúde, visando evitar doenças ou alterações no desenvolvimento infantil.

Saiba mais no site da Fundação.