Acontece

Edição nº1510 – sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Grupo Amigo Azul faz encontro no Clube da Barra em 25/9

Projeto, que tem o apoio do Programa de Saúde da Família da FAPES, visa aproximar famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de relacionamento

O Clube da Barra sediará no domingo (25), a partir das 10h, encontro do projeto “Amigo Azul”, que tem como objetivo aproximar famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de relacionamento para a criação de laços de amizade. Nesse encontro na sede social da AFBNDES, que tem o apoio do Programa de Saúde da Família da FAPES, o projeto será explicado.

Segundo os organizadores, a falta de habilidade social dos filhos gera o próprio afastamento social ou da família. “Para essas crianças ou adolescentes, é difícil se aproximar de outros pares ou grupos, tornar-se interessante é um desafio! Já os pais sofrem ao ver seus filhos como sombras nas brincadeiras, sofrendo bullying ou simplesmente ignorados. Em alguns casos a família também é excluída dos eventos, festas ou encontros”, explicam.

As causas para a exclusão social podem ser variadas: comportamento inadequado ou inflexibilidade; dificuldade em se comunicar para se aproximar de outros pares ou participar de brincadeiras; comprometimento cognitivo; introspecção ou timidez.

A criança ou adolescente pode ou não ter consciência sobre o que está acontecendo a sua volta, mas a grande maioria é afetada pela situação. Os resultados mais comuns são: baixa autoconfiança e autoestima; gradativo desânimo para participação em eventos; excesso de TV, videogame, tablets etc.; uma tristeza profunda para os pais, que não conseguem resolver o problema e assistem à situação piorar gradativamente.

“Nosso grupo entende que a amizade é crucial para o amadurecimento emocional e comportamental da criança ou adolescente, além de ser crucial para a saúde emocional da família, já que os pais sofrem, muitas vezes silenciosamente, vendo seu filho ser ignorado ou isolado”, destacam.

Para tentar ajudar a resolver o problema ou pelo menos minimizá-lo, um grupo de pais de autistas criou o “Amigo Azul”, com o objetivo de reunir famílias de autistas, introspectivos ou diagnosticados com alguma síndrome, para que juntos possam facilitar a aproximação dos filhos.

Mais informações pelo site: www.amigoazul.com.br; instagram: 

@meu.amigo.azul; e-mail: meu.amigo.azul@gmail.com. Contatos podem ser feitos com Gustavo Dutra Martins e Ana Gabriela Caputo.

Voluntariado – A ação está inserida no Programa de Voluntariado Corporativo do Sistema do BNDES, que incentiva a transformação social, conectando os empregados através da experiência no trabalho voluntário.


Editorial

Cadê a diretoria do BNDES?

Acontece

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre prevenção ao suicídio

Acontece

Sobre a audiência de instrução e julgamento do dia 12/9

Acontece

“A China no capitalismo contemporâneo” é tema no podcast da AFBNDES

Opinião

Charge de Nelson Tucci

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

ACONTECE

Sobre a cobrança de mensalidade e demais serviços relativos ao mês de setembro

Alguns sócios efetivos da AFBNDES deixaram de dar a autorização para a quitação por débito em conta corrente da mensalidade de setembro de 2022, entre outras cobranças.

Em função disso, a empresa Fantec Tecnologia, em nome da Associação, está fazendo a cobrança em contato direto com os associados. Nesses casos, os pagamentos serão feitos, excepcionalmente, por meio de boleto bancário.

Em relação a pagamentos em atraso de meses anteriores, os mesmos estarão sendo cobrados junto com os do mês de setembro.

Os associados receberão mensagens da Fantec por e-mail, telefone e/ou WhatsApp dos seguintes contatos:

– E-mail: noreply@

afbndes.org.br

– Telefone: (31) 33755302

– WhatsApp: (31) 98395457

Tais informações não valem para os sócios aposentados, que continuam fazendo suas contribuições por meio da folha de pagamentos da FAPES.