Não perca

Edição nº1510 – sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Relatos de uma Paixão em Vermelho e Preto em dose dupla

Segundo volume de livro de crônicas em homenagem ao Flamengo, que conta com comentário de Zico, reúne nove benedenses. Lançamento está marcado para 27 de setembro, no Leblon

reprodução

 

A ideia de um livro com crônicas sobre o amor pelo Flamengo deu tão certa que seus organizadores resolveram repetir a dose. Na próxima terça-feira (27), às 19h, no Pizza Bar Bernadotte (Rua Conde de Bernadotte 26, no Leblon), será lançado o segundo volume de “Relatos de uma Paixão em Vermelho e Preto”, reunindo 24 crônicas sobre o Mais Querido. O primeiro volume foi lançado em dezembro de 2021.

A obra, organizada pelo colega benedense Oswaldo Humbert em parceria com Rosana Lomba, atraiu outros colegas da nossa comunidade: os também benedenses Arian Bechara, Eduardo Bandeira de Mello (ex-presidente do Flamengo), Fernando Passeri Lavrado, José Paulo Farah, Luiz Eduardo Sutter (Udo), Marco Antonio Lima, Newton Burlamaqui e o editor do VÍNCULO, Washington Santos. Quem novamente marca presença no livro é Amorim Junior, com belíssimas ilustrações.

“Os organizadores Oswaldo Fonseca e Rosana Lomba reuniram crônicas gostosas de ler feitas por torcedores apaixonados. O material ainda conta com ilustrações para ajudar a completar o que a memória não desenhar nas nossas cabeças. Fico honrado por saber que sou protagonista de muitas das crônicas desta obra. Fazer parte de boas lembranças da torcida do Flamengo é um prazer adicional após ter vivido tantas vitórias e conquistas com a camisa do clube”, escreve Zico, o maior jogador da história do Flamengo, sobre a obra.

No prefácio, Bandeira de Mello busca traduzir o espírito do livro: “Não é, como se verá, um livro sobre o Flamengo, sua história e conquistas de mais de um século, mas um conjunto de crônicas que expõem aquela inexplicável fusão de sentimentos que move quem escolheu o vermelho e preto como as cores de sua vida”. E vai além ao buscar explicação para a alma rubro-negra: “troca-se de fé religiosa, de marido/mulher e até de sexo, mas jamais se troca o amor pelo Flamengo”.

Quem também celebra a obra é Baroninho, ex-jogador do Flamengo, campeão mundial em 1981: “Emocionante ver um conjunto de amigos registrando suas histórias de paixão pelo nosso Flamengo. Lendo esses relatos, me lembro das emoções que sentia quando usava o manto”.

No total, são 25 cronistas participando do livro, que merece ser lido por todos os que amam o velho esporte bretão. Afinal, como disse Bill Shankly, técnico do Liverpool por 15 anos, “o futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais que isso”.   

Classificados

Compass S – Vendo Compass S, 2021, diesel...

Não perca

ArtRio 2022 acontece até 18 de setembro na Marina da Glória

Eventos

Viva a Criançada!

Clube da Barra irá comemorar o Dia das Crianças em 9 de outubro

Eventos

Coral da APA: 40 anos de muita música e histórias para contar

Pousada

Eventos na Pousada AFBNDES e em Petrópolis agitam os meses de setembro, outubro e novembro

Serviços

Confira as vantagens do novo contrato do Plano Claro e escolha a melhor

opção para você!

 

SERVIÇOS

Eleições 2022: como será o funcionamento do Clube da Barra e da Pousada AFBNDES nos dias de votação

O Clube da Barra não funcionará no próximo 2 de outubro, primeiro turno das eleições gerais brasileiras, e em 30 de outubro, em caso de segundo turno.

A Pousada AFBNDES funcionará até o meio-dia em 2 de outubro. Caso haja segundo turno, o mesmo horário será praticado no dia 30/10.