Acontece

Edição nº1527 – quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Recálculo e opção de dilatação de prazo para pagamento da nova joia em Live FAPES

“Portadores da nova joia interessados em ampliar prazo devem solicitar simulação de valores”, orienta Fundação

A FAPES promoveu, em 12 de janeiro, live sobre o recálculo e a opção de ampliação do prazo de pagamento da nova joia referente aos que aderiram ao Plano Básico de Benefícios (PBB) sob a Resolução CD nº 26/2011. Mais de uma centena de participantes assistiram à reunião virtual, que está disponível na galeria de vídeos do site da Fundação.

Em seu site, a FAPES esclarece o tema: “O recálculo da joia deste grupo foi motivado pela alteração do regulamento do PBB, realizada em 2022, que passa a considerar não mais os 12, mas os 36 últimos Salários de Participação para o cálculo de benefícios de aposentadorias a conceder. Não há recálculo para os já elegíveis à aposentadoria e para os portadores da antiga joia (sob a Resolução nº 12/1982), uma vez que a mudança não afeta sua elegibilidade”.

“Já a ampliação do prazo permitirá mais flexibilidade para o pagamento, sem alterar o montante devido. A partir de um fator de joia mínimo, o participante poderá dividir a parcela a ser paga antes e após sua aposentadoria, com prazo estendido até 100% de sua expectativa de vida na data de opção (em média, de 85 anos, podendo variar para mais ou para menos de acordo com idade atual, gênero etc.)”.

Durante a live, o diretor de Seguridade, Marcelo Alves, e o gerente executivo de Previdência e Atuária, Rodrigo Uchôa, esclareceram dúvidas dos participantes. Entre elas, deixaram claro que a dilatação do prazo é opcional e pode ser feita a qualquer momento. Eles ressaltaram a importância de cada participante analisar sua necessidade e solicitar, via Fale FAPES, simulação e atendimento para a melhor tomada de decisão. Destacaram, ainda, que “a escolha é irretratável, ou seja, uma vez calculado o fator de joia e a incidência nos períodos de ativo e de assistido, não haverá nova possibilidade de recálculo – exceto em casos de amortização da joia ou de nova mudança no regulamento do plano”.

As perguntas e respostas abordaram uma série de temas importantes como a não incidência de pagamento de joia nas pensões, a taxa de juros utilizada nos cálculos dos valores da joia a ser paga em caso de dilatação do prazo, impactos no Imposto de Renda, entre outros.

Fonte: FAPES

Acontece

AFBNDES amplia Comissão de Diversidade e cria subcomissões específicas

Acontece

Prorrogado até 26/1 prazo para recebimento de contribuições a documento para Mercadante

Acontece

Janeiro Branco: a saúde mental não pode passar em branco!

Acontece

Sobre a mensalidade janeiro/2023 e a 13ª mensalidade

Movimento

Rodrigo Agostinho é o novo presidente do Ibama

 
 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

SERVIÇOS

Plantão do setor de telefonia para perdas, roubos e furtos de aparelhos

O setor de telefonia da AFBNDES oferece plantão de atendimento para perdas, roubos e furtos de aparelhos. A associado pode entrar em contato por e-mail (telefonia@afbndes
.org.br
) aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, e pelo WhatsApp (21) 98343-0381, das 8h às 20h.