Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Rumo à unificação do cálculo da joia do PBB

VÍNCULO 1442 – Com a realização da plenária virtual com o segmento dos “porta-joias”, em 18 de maio, cumpre-se o processo com que tínhamos nos comprometido. Realizamos quatro lives – uma geral e uma com cada um dos segmentos de participantes da FAPES.

Também estivemos presentes em reuniões menores com participantes que nos convidaram. Explicamos em editoriais a posição da AFBNDES, qual seu fundamento e propósito. Tentamos responder alguns argumentos que circularam contrários à aprovação da proposta contida na carta enviada pelas Associações à FAPES.

Nesse processo, demos ampla oportunidade para que todos manifestassem suas posições sobre a mudança proposta. Os mais contrários à mudança preferiram não participar das lives que convocamos; também não enviaram artigo sobre o tema para publicação no VÍNCULO. Ao invés de apresentarem suas razões para o conjunto dos benedenses, preferiram disseminar desconfiança, imaginar teorias da conspiração, acusar de antidemocrático um processo que foi totalmente aberto e que depende de assembleia geral para ser concluído. Alguns seguiram esse rumo até o ponto de fazer campanha de desfiliação à AFBNDES em rede social!

Agora, é a hora de fixarmos um horizonte de tempo para tomarmos decisão, em conjunto, a respeito do que está sendo proposto.

A AFBNDES faz as seguintes propostas para as demais Associações e para o conjunto dos participantes:

1. Realizar no mês de julho a votação eletrônica de aprovação ou não da proposta contida na Carta das Associações;

2. Contabilizar, em separado, o voto dos assistidos (Uma vez que vozes de protesto se concentraram nesse segmento, seria importante – para dar segurança jurídica à FAPES – que houvesse informações sobre sua posição específica).

Temos nova reunião da Mesa FAPES marcada para o dia 27 de maio. E apresentaremos estas propostas nesse encontro.

Até a votação prevista para julho é fundamental que a FAPES forneça de forma atualizada as seguintes informações:

1. Qual será o aumento nas contribuições normais dos participantes ativos e assistidos (aumento sobre o valor das contribuições e sobre o percentual de contribuição);

2. Qual é a divisão do esforço entre ativos e assistidos para a unificação da joia (os números até agora recebidos indicam uma divisão do esforço substancialmente concentrada entre os ativos, uma vez que esses contribuem com aumento na contribuição normal e com a ampliação do prazo [anos] para o cálculo da média salarial que servirá de referência para o pagamento da aposentadoria).

A AFBNDES está recebendo demandas por outras informações desejadas pelos participantes de forma a encaminhá-las à FAPES. Já fizemos isso em outras oportunidades.  

É fundamental que a diretoria da FAPES dedique esforço especial no fornecimento dessas informações – que apenas ela pode fornecer. Na primeira Mesa FAPES, a diretoria rodou diversas simulações que foram vitais para que os participantes, nas reuniões, explorassem alternativas e chegassem a um entendimento. Entendemos as dificuldades e exigências a que a FAPES está submetida no momento, mas o processo de unificação merece prioridade. Talvez seja um dos processos mais importantes em que a FAPES já se envolveu. Nossos colegas “porta-joias” estão no limite entre esperança e desesperança. Num momento tão deprimente da vida brasileira, que atinge a todos, alguns desses colegas contemplam a possibilidade de terem que abandonar parte das economias feitas nos últimos dez anos. A situação é dramática e ninguém sabe mais dessa realidade do que a diretoria da Fundação. 

É claro que estamos abertos à possibilidade de surgimento de propostas alternativa à contida na Carta das Associações. Se aparecerem e puderem resolver a questão da unificação do cálculo da joia demandando menos sacrifício dos participantes, serão, obviamente, acolhidas. 

Reiteramos que é convicção da diretoria da AFBNDES que estamos próximos de resolver, de uma vez por todas, o imbróglio dos “porta-joias” e que com sua solução a unidade entre os benedenses ativos e assistidos sairá fortalecida como se faz necessário dada a atual conjuntura.  

Confiamos na solidariedade, inteligência e unidade dos benedenses.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×