Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas neste 7 de setembro

VÍNCULO 1559 – Nesta quinta-feira, no feriado de 7 de setembro, a  29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas toma as ruas em 26 estados da federação. Dezenas de atos estão previstos, com o tema “Você tem fome e sede de quê?”, propondo reflexões e ações em busca de alternativas para as dificuldades, ainda presentes, de acesso a alimentos e água no país. 

Relatório divulgado em julho pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) confirmou a piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil no ano passado.

Segundo a FAO, em 2022, 70,3 milhões de pessoas estiveram em estado de insegurança alimentar moderada, que é quando têm dificuldade para se alimentar. O levantamento também mostra que 21,1 milhões de pessoas no país passaram por insegurança alimentar grave, caracterizada por estado de fome.

A primeira edição do Grito aconteceu em 1995. A proposta surgiu a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Fraternidade e Excluídos”.

“O grito é essa oportunidade para refletirmos e para dizer que queremos caminhar juntos e juntas com vida e dignidade. Alimentar a esperança de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa e mais fraterna. E esse mundo será concretizado, na medida em que as organizações, juntamente com aqueles e aquelas que têm seus direitos negados, possam ser sujeitos dessa sociedade”, disse em entrevista na segunda-feira (4) o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Valdeci Santos Mendes.

Ele lembrou que o Grito sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da CNBB, que este ano tem o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O tema aborda a necessidade de ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água, bem como chama a atenção para a necessidade de maior participação popular e construção coletiva em busca de soluções para os diferentes tipos de problemas que atingem a parcela mais vulnerável da população.

As manifestações acontecem anualmente sempre no dia 7 setembro, “como contraponto ao Grito da Independência, que foi proclamado por um representante da família real portuguesa. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos silenciados que vêm dos campos, porões e periferias da sociedade”, ressaltam os organizadores do movimento.

Agenda:

Rio de Janeiro (RJ) – 9h, esquina da Uruguaiana com Av. Presidente Vargas; 16h, samba no Bar Pingo de Ouro (Cinelândia).

São Paulo (SP) – 8h, café da manhã com pessoas em situação de rua, Praça da Sé; 9h, Praça Oswaldo Cruz (avenida Paulista), com caminhada até o Ibirapuera

Recife (PE) – 9h, concentração no Parque 13 de Maio.

► Leia também…

Plano Brasil Sem Fome vai atender 33,1 milhões de pessoas

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×