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AFBNDES cria Comissão de Terceirizados

Colegiado tratará de temas relacionados às condições de trabalho de prestadores de serviços no BNDES e no Condomínio
Trabalho já vinha sendo conduzido, desde 2022, por um grupo de empregadas do Banco

VÍNCULO 1544 – Em reunião ordinária da Diretoria da AFBNDES, ocorrida no dia 2 de maio, foi oficializada a criação de uma Comissão para tratar de temas relacionados aos Terceirizados do BNDES e do Condomínio do Edserj. Na verdade, essas questões já vinham sendo enfrentadas, desde novembro de 2022, por um grupo de empregadas preocupadas com as condições de contratação e relacionamento com os prestadores de serviços que trabalham no Banco – em muitos aspectos, segundo o GT, incompatíveis com uma visão positiva da instituição: “Ser o Banco do Desenvolvimento Sustentável Brasileiro”.  No âmbito da Associação, esta luta ganhará outros instrumentos relevantes para a sua ação efetiva, de forma que haja uma melhoria contínua dessas condições de trabalho.

“Acreditamos que dentro desta instituição de tanto prestígio na sociedade, precisamos agir de forma coerente, a fim de garantir aos prestadores de serviços os direitos e os valores que promovemos externamente. Tais valores incluem o conceito de trabalho decente, presente tanto na recente agenda ESG quanto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.  Com o passar dos anos, especialmente com a pandemia, notamos uma degradação dos direitos e do tratamento profissional que vem sendo conferido aos prestadores de serviços que trabalham conosco diariamente”, destacaram as integrantes do grupo de trabalho em carta encaminhada à Alta Administração do BNDES no início de 2023.

Degradação de direitos

Segundo dados de dezembro/2022, há 556 funcionários terceirizados no BNDES. No Condomínio, de acordo com informações de março/2023, há 185 prestadores de serviços.

Na correspondência à Alta Administração, o grupo de empregadas fez questão de apresentar o cenário de degradação de direitos enfrentado por colegas terceirizados, enumerando situações de que tomou conhecimento como deterioração salarial, principalmente do pessoal da limpeza, mensageria e copa; redução do vale-refeição; perda do plano de saúde; limitação do vale-transporte a 2 por dia (1 para a ida e 1 para a volta); e restrição ao uso de ônibus, entre outras.

“Esses são exemplos de situações que jamais admitiríamos para nós, empregados do BNDES, de modo que também não podemos admitir para qualquer colega terceirizado. E foi nesse sentido que o grupo de terceirizadas se formou e se move”, ressaltam as integrantes do GT.

Ações prioritárias

Após o encaminhamento da carta à Alta Administração, de conversas com gestores de contratos de terceirização no BNDES e no Condomínio, de consultas a outras empresas públicas e da realização de pesquisa com prestadores de serviços (que contou com 140 respostas), o grupo chegou a uma lista de ações prioritárias, alinhadas com a Sup/ASN:

1. Divulgação de oportunidades de estágio no BNDES aos terceirizados que cursam nível superior;

2. Divulgação de oportunidades na FAPES e no Condomínio aos terceirizados;

3. Divulgação de oportunidades relacionadas à educação. Na pesquisa foram apontados três temas prioritários para cursos: matérias básicas para concursos, educação financeira; e direitos trabalhistas.

4. Valorização de filhos e famílias dos terceirizados;

5. Escuta empática;

6. Utilização do Clube da Barra pelos terceirizados;

7. Revisão dos uniformes dos seguranças externos no calor;

8. Elaboração de treinamento para os terceirizados no BNDES;

9. Mural de doações/comunicação com os terceirizados;

10. Oferecimento de programas de alongamento, esportes para os terceirizados que desempenham atividades que exijam esforço físico;

11. Inclusão de palestras, tais como: assédio no trabalho; igualdade e diversidade; ética.

A maior preocupação do grupo de empregadas é com condições dignas de salário, benefício e tratamento adequado dentro do Banco: “Eles estão aqui, no nosso dia a dia, mas são tratados de maneira desagregada, sem um planejamento ou reflexão sobre como devem ser tratados os prestadores de serviço do BNDES. Todos somos um único BNDES, e dependemos do funcionamento em harmonia de todas as partes”.  

Comissão de Terceirizados

Carolina Rabha, Carla Faria, Anna Paula Martins, a vice-presidente da Associação, Pauliane Oliveira, e a diretoria jurídica Juliana Romeiro integrarão a Comissão de Terceirizados criada pela AFBNDES. 

Para contatos com a Comissão, existe o e-mail: af_terceirizados@afbndes.org.br

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
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