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FAPES atende demandas dos beneficiários encaminhadas pela AFBNDES

Fundação abre credenciamento para novos profissionais de saúde e está cobrindo integralmente despesas com profissionais de instrumentação cirúrgica e anestesia

Marcelo Alves, diretor de Seguridade da FAPES, e Arthur Koblitz, presidente da AFBNDES

VÍNCULO 1562 – A FAPES anunciou, no dia 15 de setembro, a abertura de credenciamento de profissionais de saúde para atuação no Plano de Assistência e Saúde do BNDES (PAS). As inscrições estarão abertas a partir de 1º de outubro (saiba mais aqui). 

O tema já vinha sendo analisado no Grupo de Trabalho do PAS, quando se debatia o sistema de livre escolha versus a rede credenciada. Segundo o presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, havia preocupação com problemas da rede credenciada informados pelos beneficiários: seu alcance e a qualidade dos profissionais e dos serviços oferecidos. “A gente levou estas questões para o diretor de Seguridade da FAPES, Marcelo de Figueiredo Alves, e percebe este movimento da Fundação de abertura de novo credenciamento de forma positiva”, diz Arthur.

No comunicado em que anuncia a abertura do credenciamento, a FAPES informa que busca “profissionais altamente qualificados e que compartilhem do compromisso de assegurar que beneficiários tenham acesso a um atendimento completo e de qualidade, onde quer que estejam”. Esta é uma questão também considerada fundamental pela AFBNDES: o fortalecimento da escolha dirigida sem renunciar ao nível de excelência dos profissionais a serem credenciados.

O diretor Marcelo Alves informa, em entrevista ao VÍNCULO, que esse credenciamento vai acontecer de forma diferente, baseado nas carências detectadas a partir de uma análise criteriosa da rede atual, até porque surgem novas tecnologias, novas especialidades que precisam ser incorporadas: “A gente está avaliando a rede por zona, no detalhe, quantos médicos têm por especialidade, o que está sendo oferecido em cada zona geográfica etc.” Antes, segundo o diretor, as solicitações para credenciamento chegavam por meio de diversos canais: Fale FAPES, WhatsApp, e-mail. Agora, sem fechar esses canais, o trabalho está sendo mais sistematizado.  

“Na FAPES há um Comitê de Credenciamento. Todo mês havia credenciamento. Só que as demandas vinham de fora e o Comitê se manifestava a respeito. Agora a gente inverteu a lógica. A gente é que vai dizer o que é necessário. Se a gente, por exemplo, precisar de um cardiologista na Zona Oeste, a indicação de um cardiologista em Niterói não será a nossa prioridade”, explica Marcelo.

O presidente da AFBNDES avalia esta lógica de forma positiva: “Isso atende à demanda que a gente faz no sentido de que as pessoas reclamam que estão em áreas que não têm cobertura. A análise geográfica é uma coisa bem importante”. 

Outro dado interessante informado pelo diretor da FAPES é que a rede de credenciados não teve redução ao logo do tempo. Por exemplo, o número de médicos que integravam a rede em janeiro de 2020 (868), segundo Marcelo Alves, é similar ao de janeiro de 2023 (888). Assim como muitos médicos saem da rede por motivos diversos, outros tantos são incorporados. “O credenciamento nunca esteve fechado (a não ser de julho para cá para a gente proceder os ajustes). De 2020 a 2023, quase 150 profissionais foram credenciados”, destaca Marcelo, adiantando que a proposta é abrir o credenciamento duas vezes ao ano. 

Garantia de Acesso – O diretor também informa que a FAPES está acima do recomendado no que se refere ao Índice de Suficiência, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – uma comparação entre o número de beneficiários e o número de credenciados. Com esse dado é possível fazer uma avaliação geral da rede contratada, sinalizando se a quantidade está ou não compatível com o número de beneficiários.

“Mas um conceito que tem sido complementar e até mais demandado é o que a gente chama de Garantia de Acesso, uma vez que não adianta nada eu ter uma rede enorme e não ter garantia de acesso. Eu ligo e não consigo atendimento; consultas para dali a três meses; exames para dali a cinco meses… E o Enfermeiro (a) de Família é muito importante nesse processo, porque ele (a) auxilia no acesso dos beneficiários aos serviços médicos”, esclarece Marcelo.

Além disso, o diretor garante que a FAPES remunera os médicos em padrão similar ao da Saúde Petrobras (que atende aos beneficiários daquela estatal), considerada uma operadora de primeira linha.

Sobre buscar médicos que atendem número expressivo de beneficiários no sistema de livre escolha para se incorporarem à rede credenciada do PAS [demanda que também costuma ser endereçada à AFBNDES], o diretor informa que este trabalho já é feito: “A gente sabe quem são os médicos da livre escolha que atendem nosso público. A gente pegou uma lista e começou a ligar para saber se eles tinham interesse em ingressar na nossa rede de credenciados. Até conseguimos atrair alguns médicos, mas a cada 10, apenas um teve interesse em se credenciar”, relata.  

Segundo o diretor, esse olhar mais atento para as carências e potencialidades da rede de credenciados também está voltado para as Representações do BNDES em São Paulo, Brasília e Recife [de acordo com o presidente da AFBNDES, os beneficiários da capital pernambucana têm reclamado muito da rede]. “A gente recebia muitas críticas das Representações. Mas agora, além do movimento que já existe em virtude do exame periódico, a gente está indo nas Representações com o pessoal de Saúde para verificar como está funcionando a rede”, informou Marcelo.  

Saúde da Família – O Programa Saúde da Família, modelo de gestão de assistência à saúde mais próxima dos beneficiários, com foco na prevenção de doenças, promoção de saúde, identificação de riscos e oferta de assistência individualizada, utilizando equipe própria e multidisciplinar com médicos e enfermeiros, é festejado pelo diretor como o grande diferencial hoje no PAS. “Hoje, 100% dos nossos beneficiários fazem parte do Programa”, informa.

Para a direção da FAPES, o melhor canal de interação com os beneficiários do PAS é o Programa Saúde da Família, até mesmo para o bom uso da rede credenciada, contando com o importante apoio do Enfermeiro (a) da Família.  

Parceria – A proximidade com a Associação é importante, segundo Marcelo Alves, porque há muitos desafios nesse processo, sendo a comunicação com os beneficiários um dos maiores. “Então, quanto mais parceiros nessa comunicação, melhor. Tanto trazendo as demandas, como também levando as mensagens num trabalho conjunto”.

O diretor também chama a atenção de maneira positiva para o modelo de autogestão do PAS, atuando com uma ótica de prevenção, o que normalmente não acontece nos planos privados: “O nosso plano favorece isso, uma vez que ele tem grande concentração geográfica: atende 95% no Rio de Janeiro; 47% na Zona Sul da cidade. Isso ajuda a operacionalizar programas de prevenção, como o Saúde da Família”.

O presidente da AFBNDES também vê muitas vantagens no modelo de autogestão, muito defendido pela Associação quando esteve ameaçado: “Eu acho que é uma grande vantagem a gente ter um plano de autogestão tocado por colegas nossos, com a possibilidade de acesso maior. A AFBNDES vê isso como uma questão fundamental”.

Para Arthur, a FAPES precisa ter forte papel educativo sobre o melhor uso do Plano de Saúde: “A gente está num ambiente de serviços hospitalares muito concorrencial, muito capitalista. Tentam te empurrar o que você não precisa, gerar demandas até então inexistentes. A FAPES precisa, então, cumprir o papel de ser um porto seguro, de nos passar a orientação confiável. Nós acreditamos na lógica da autogestão, no acesso facilitado aos dirigentes, na empatia no atendimento. Essa ideia do Médico de Família muda de forma relevante a qualidade do acesso aos serviços médicos. E, se depender da Associação, a gente quer cultivar esse tipo de relação, de dar divulgação para os temas da FAPES, de levar as demandas dos beneficiários, cobrar respostas e aprender mais sobre todas as questões que envolvem o PAS”.

Encontro no Auditório – Uma oportunidade para esse diálogo transparente sobre o Plano de Assistência e Saúde do BNDES acontecerá em breve, em encontro a ser realizado no Auditório do Banco. É uma demanda da AFBNDES, mas também conta com o interesse da direção da FAPES.

Reembolso de despesas com profissionais de instrumentação cirúrgica e anestesia

Outra iniciativa recente da FAPES que busca atender a demanda dos beneficiários que também chegou à Associação tem relação com o reembolso de despesas com profissionais de instrumentação cirúrgica e anestesia.

Tais despesas precisam ser cobertas na sua integralidade, de acordo com Resolução Normativa da ANS, nos casos em que a operadora não possui estas modalidades de serviços em suas redes credenciadas. Segundo a Fundação, o reembolso integral é válido para procedimentos realizados a partir de 01/04/2021, como determina a ANS.

A FAPES está, inclusive, encaminhando e-mails para os participantes informando que está sendo providenciado o complemento do pagamento nos casos em que os participantes receberam parte do reembolso.

De acordo com o diretor Marcelo Alves, um levantamento de casos em que o reembolso foi parcial já foi realizado e, até o fim deste ano, será paga a diferença de todos os valores, atualizada pela inflação. Haverá cerca de sete mil reembolsos, informou o diretor.

“A correção monetária da diferença entre o valor parcial, já pago, e o valor que resta a ser reembolsado será feita pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), relativo ao período de cada pagamento”, informou a Fundação, recentemente, por e-mail. 

A FAPES também informa que está finalizando a contratação de uma cooperativa de anestesistas para integrar a rede credenciada do PAS. “Até lá, o reembolso será sempre integral. Depois do credenciamento, todos os beneficiários serão informados e terão a opção de utilizar os profissionais do plano ou escolher outros profissionais, neste caso passando a ter direito ao reembolso parcial, como determina a ANS”, ressalta.

Atendimento presencial na FAPES a partir de segunda-feira (2)

Durante a conversa com o diretor de Seguridade da FAPES foi confirmada a retomada do atendimento presencial dos participantes, a partir de segunda-feira (2) com agendamento prévio.  O atendimento havia sido interrompido no início da pandemia de Covid.

O retorno, agora com hora marcada, traz mais comodidade para os que desejarem atenção presencial, embora, segundo a FAPES, a maior parte do público já utilize a tecnologia para agilizar suas demandas.

“Os pedidos de atendimento presencial serão feitos via telefone. Uma alternativa será entrar pelo Portal de Serviços e solicitar a marcação pelo ícone ‘Atendimento Presencial’, que poderá ser acessado tanto pelo site como pelo aplicativo. Ao pedir agendamento, o participante ou beneficiário já irá informar previamente o assunto da demanda, para que seu atendimento seja personalizado. Após a solicitação, um atendente da área retornará o contato para informar as datas e horários disponíveis para o agendamento”, informa a FAPES.

O atendimento presencial para todas as áreas de interesse (saúde, previdência, empréstimos) poderá ser utilizado por aqueles que têm alguma dificuldade no uso da internet, mas também servirá àqueles com dúvidas em relação a questões mais complexas.

Associação dos
Funcionários do BNDES

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