Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

AFBNDES participa do seminário nacional sobre prevenção e combate à discriminação, assédio e violências sexuais

Leandro Ravache, Juliana Romeiro, Álvaro Braga Lourenço, Fabiola Patricia de Oliveira Lima (da Ouvidoria do BNDES) e Valéria Quiroga Vinhas

VÍNCULO 1570 – A convite do secretário-executivo da Comissão de Ética (CET) do BNDES, Álvaro Braga Lourenço, a diretora jurídica da AFBNDES, Juliana Romeiro, participou ontem (22), no Rio, do seminário “Todos juntos pela prevenção e combate à discriminação, ao assédio moral e às violências sexuais”, realizado pelo Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, em conjunto com o BNDES e Petrobras.

O convite adveio da interação entre a AFBNDES, através de sua Diretoria Jurídica e da recém-criada Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação, e as instâncias do Banco competentes por este tema, quais sejam, CET, Ouvidoria e Corregedoria.

Segundo Álvaro Braga, a temática do combate à discriminação, ao assédio moral e sexual e a toda forma de violência no ambiente de trabalho está na ordem do dia, inclusive com legislação específica. “Essa temática vem sendo trabalhada no Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, com a participação efetiva do BNDES, seja na coordenação do Fórum, seja no Grupo de Trabalho de Combate ao Assédio, que tem uma conexão muito forte com a Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação da AFBNDES. Por isso, eu achei oportuno convidar a Juliana Romeiro, diretora da Associação, para participar do seminário”, disse o secretário-executivo da Comissão de Ética do BNDES.

Como resultado da cooperação entre várias empresas estatais, num amplo espaço de debates e compartilhamento de experiências, foi criado e atualizado recentemente o Guia de Boas Práticas para a Gestão da Ética, com um capítulo específico sobre boas práticas para a prevenção e o combate à discriminação, ao assédio moral e às violências sexuais. “A gente tem a pretensão de servir de estímulo a outras entidades, tanto públicas quanto privadas, e mesmo para a sociedade como um todo em torno desse debate”, ressaltou Álvaro Braga. “É importante ter o BNDES como instituição partícipe do Fórum. O assédio é um mal que a gente precisa prevenir, com palestras como essas, bem como outros esforços na dimensão pedagógica, sem descuidar da atuação firme quando houver necessidade de se reprimir qualquer tipo de violência que eventualmente ocorra na instituição”, concluiu.

Segundo Juliana Romeiro, a Associação funciona como um canal de acolhimento para funcionárias e funcionários do Banco. Ela ressalta que “além de acolher, identificamos se o caso consiste, de fato, em assédio e damos a orientação jurídica a respeito, em parceria com nossos escritórios trabalhistas”. Nesse sentido, ela entende que “cada empresa tem a sua própria dinâmica e as suas peculiaridades, então o assédio é vivenciado de forma diferente em cada estrutura organizacional. Por isso, eu acredito que a interação entre o BNDES e a Associação é fundamental para avançarmos nas políticas internas sobre prevenção e combate ao assédio na nossa instituição e é muito gratificante podermos contribuir nesse sentido.”

Também participaram do evento Leandro Alberto Torres Ravache, ouvidor do BNDES e coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, e Helena Tenório, diretora de Pessoas, TI e Operações do BNDES.

Leandro Ravache abriu os trabalhos, junto com Renata Pereira Elias Citriniti, coordenadora da Comissão de Ética da Petrobras e gerente executiva de Conformidade da estatal.

Ao longo do dia, foram realizados dois painéis e uma palestra magna:

Painel 1 – “Dos vieses inconscientes às violências no trabalho – origens, definições e medidas de prevenção e combate à discriminação, ao assédio moral e violências sexuais”.

Participação de Karla Valle, assistente social da Coordenadoria de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ), Luiz Cristiano Oliveira de Andrade, membro da Comissão de Ética da Petrobras e Ouvidor-Geral da estatal, e Valéria Quiroga Vinhas, secretária-executiva da Comissão de Ética da Finep e coordenadora do Grupo de Trabalho do Fórum de Combate à Discriminação, ao Assédio Moral e Sexual.

Painel 2 – “Boas práticas: compartilhando desafios e lições aprendidas no desenvolvimento de políticas, procedimentos e mecanismos para a prevenção e o combate à discriminação, ao assédio moral e às violências sexuais”.

Participação de Camila Nogueira Pereira Zimmermann, gerente de Gestão de Compliance para Empresas e Negócios da Área de Conformidade da Petrobras, e Leandro Alberto Torres Ravache, coordenador do Fórum das Estatais e Ouvidor do BNDES.

Palestras Magna – “A importância da Administração Pública na prevenção e no combate às violências no trabalho”.

Participação de Ana Paula Machado, secretária adjunta da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, conselheiro da Comissão de Ética Pública, Helena Tenório Veiga de Almeida, diretora de Pessoas, TI e Operações do BNDES, e Renata Pereira Elias Citriniti, coordenadora da Comissão de Ética da Petrobras e Gerente Executiva de Conformidade da estatal.

O fechamento do evento foi feito por Mário Vinícius Claussen Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×