Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

OAB-RJ empossa Comissão do Direito Humano à Alimentação Adequada

VÍNCULO 1573 – Em cerimônia na tarde de segunda-feira (11), no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ, a Comissão do Direito Humano à Alimentação Adequada (CDHAA) tomou posse com a proposta de atuar em favor da efetividade da justiça alimentar e nutricional mais segura e sustentável no Brasil.

Confira a solenidade no canal da OAB-RJ no YouTube. 

Nomeado presidente do colegiado e representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FBSSAN) no Conselho Nacional de Direitos Humanos, Leonardo Felipe Ribas salientou o pioneirismo da entidade ao instituir esta comissão temática e demonstrou, com dados, o contraponto do cenário brasileiro relativo à fome.

De um lado, temos pessoas ocupando os supermercados, porque passam fome e, do outro, temos o Brasil como o maior exportador de comida industrializada do mundo. Isso é o paradoxo brasileiro. Como somos o país com mais de 33 milhões de pessoas passando fome, sendo um dos maiores produtores de alimentos essenciais para comercialização, como cana de açúcar e laranja?”, perguntou.

Também compuseram a mesa o secretário-geral da OAB-RJ, Álvaro Quintão; e as recém-empossadas integrantes da comissão Erica Maia Campello e Wilza Neves.

Quintão relembrou um fragmento do juramento feito ao assumir o compromisso e o dever de ser advogado e passar a integrar os quadros da Ordem: a defesa dos direitos humanos.

“Esse é um tema que não mexe apenas com a advocacia, pois ele traz para a Ordem a pauta de uma população numerosa que sofreu nos últimos anos uma piora considerável por conta de sucessivos governos interrompendo propostas que pudessem diminuir a fome neste país”, considerou o secretário-geral.

“A insegurança alimentar é real. Presidi a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ durante quatro anos e sempre enfrentávamos situações em que a fome estava presente, com pessoas que vinham até nós apenas para tomar um café e comer um biscoito. Então, quando essa pauta chegou, não tinha como não abraçarmos”, disse.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×