Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nova Diretoria da AFBNDES toma posse: “Vamos com sabedoria, vamos adiante!”

Diretores eleitos em 28 de maio pela chapa “Adiante” para o mandato 2024-2026 assumiram seus cargos em solenidade no 20º andar do Edserj, em 1º de julho, com a presença da diretora de RH do BNDES, Helena Tenório

VÍNCULO 1601 – Tomou posse na última segunda-feira, 1º de julho, na sala 2023 do 20º andar do Edserj, a nova Diretoria da AFBNDES, eleita em 28 de maio para o mandato 2024-2026. A solenidade, que foi também uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Associação, foi conduzida pelo secretário-executivo do órgão, Rodrigo Mendes Leal de Souza.

Confira fotos da solenidade no Facebook da AFBNDES (clique aqui). 

Compareceram à cerimônia, que contou com transmissão pela plataforma Zoom, os diretores eleitos, o presidente da Associação que deixava o cargo, conselheiros deliberativos e fiscais, representantes da direção do BNDES, das associações coirmãs (APA, AFFINAME, AFBNDESPAR e AAPBB) e das entidades sindicais da categoria bancária, advogados que prestam serviço para a entidade, funcionários da AFBNDES e diversos associados. Depois de encerrada a solenidade, foi servido um coquetel de confraternização.

Rodrigo Mendes abriu a reunião, explicou rapidamente o funcionamento do Conselho Deliberativo e disse que aquele era um ato que servia como celebração da Associação e um momento de reconhecimento dos processos democráticos que envolvem a entidade. O secretário-executivo do CD agradeceu a diretoria que estava se despedindo pelo empenho e entregas no ciclo que ora se encerrava, bem como parabenizou e deu boas-vindas à diretoria que estava sendo empossada. Rodrigo também afirmou que o CD estava à disposição da nova direção para o sucesso da gestão.

Falando em nome do superintendente da Área de Recursos Humanos, Leopoldo Orsini, Raquel Cristina Carvalho Silva agradeceu o convite à posse, deu boas-vindas à diretoria eleita na figura do presidente Jorge Schettini e disse que “o RH do Banco estava aberto ao diálogo franco e produtivo” com os representantes dos empregados.

A presença da Contraf-CUT

O vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, que estava representando a presidente da entidade, Juvandia Moreira, e o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, José Ferreira, desejou boa sorte ao presidente Schettini e a toda a sua diretoria. Disse que a Confederação estava aberta a dar continuidade à parceria com a AFBNDES – segundo ele, uma das associações mais representativas de bancos. “Na nossa concepção, associações combativas como a AFBNDES fazem parte da nossa estrutura sindical. Foi assim que a gente sempre tratou a Associação e vai continuar tratando”. Vinícius lembrou que a campanha salarial dos bancários já está em curso e que os empregados do BNDES precisam agilizar a elaboração de sua Pauta de Reivindicações com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho deste ano.

A despedida do ex-presidente da AFBNDES

Em seguida, Arthur Koblitz, que estava passando o bastão da presidência da AFBNDES e do Conselho Deliberativo, fez uso da palavra. Segundo ele, o CD é fundamental na estrutura da Associação: “A gente teve uma aproximação muito grande com o Conselho, fortalecendo o órgão. Fizemos muitas discussões com os conselheiros sobre temas diversos. O Rodrigo participou das reuniões de diretoria, mesmo sem ter direito a voto. Essa interação amplia o trabalho e ajuda na gestão da entidade”. Para Arthur, nos últimos anos a Associação ganhou importância dentro do Banco: “As parcerias que a gente fez aconteceram no meio do combate. Elas são fortes. Isto ocorreu com os escritórios de advocacia, com a assessoria de imprensa, a parlamentar, na relação com a Contraf. É uma estrutura importante que vocês estão herdando”. Arthur disse desejar, “de todo o coração, da forma mais honesta possível, sorte para a chapa”. “A gente quer ver a AF cada vez melhor, cada vez mais forte. Nós tivemos boas reuniões de transição e deu para sentir que você, Jorge, é uma pessoa de diálogo, e eu estou à disposição para qualquer esclarecimento. Daqui para frente, qualquer contraponto que a gente faça, será feito de forma construtiva e a mais institucional possível”.  Por fim, o até então presidente da AFBNDES falou sobre os funcionários da entidade: “Há uma máquina, um aparato que funciona, de profissionais que estão há muito tempo na AF, que vestem a camisa e se identificam com o trabalho desenvolvido”.  

A fala da diretora de RH

No momento em que se iniciava o protocolo de assinatura dos novos diretores da AF, chegou à cerimônia a diretoria de Pessoas, TI e Operações do BNDES, Helena Tenório, que também falou aos presentes. A diretora lembrou que logo que terminou o processo eleitoral na AFBNDES, a diretoria do Banco divulgou um comunicado em que desejava sucesso à nova direção da entidade e apostava “na continuidade do diálogo aberto, da cooperação e do compromisso com os valores que norteiam nossa instituição”.

“Reafirmo o que foi dito naquela carta”, destacou Helena. “A gente preza muito o processo democrático, de escolha dos empregados do BNDES. E a gente espera que o diálogo continue. Um diálogo aberto, transparente. Se tem uma coisa que nos une, é o desejo de um BNDES mais forte, cada vez mais importante para os desafios da nossa sociedade. Também quero reforçar que esta administração sabe que para ter um BNDES forte, é necessário que os seus funcionários sejam valorizados. As pessoas é que podem fazer desse banco um banco diferente. Elas fizeram isto ao longo de toda a história da instituição e continuam fazendo. A história do Banco é uma história de muito orgulho. Eu tenho muito orgulho de ser benedense há 26 anos. Sou empregada, mas estou do lado da administração; vocês também são empregados, e estão do lado da associação de funcionários. Vai fazer parte do processo em algum momento um embate, mas estou muito aberta ao diálogo. Nossa construção é baseada no diálogo e nos consensos. Parabenizo toda a Diretoria da AFBNDES, desejando sorte e um bom trabalho”, finalizou.

O discurso do novo presidente

Após o final das assinaturas, o novo presidente da AFBNDES, Jorge Fernando Schettini, muito à vontade, iniciou seu discurso de posse agradecendo a presença dos conselheiros da Associação e de todos os convidados, especialmente da esposa Márcia. Schettini tinha um discurso pronto, que foi lendo pouco a pouco, em meio a comentários divertidos e muitos risos dos presentes. Vamos ao discurso: 

“Caras amigas e caros amigos,

Como já é evidente, a chapa Adiante sagrou-se vencedora das eleições para a Diretoria da AFBNDES nos próximos dois anos. E quero aproveitar essa cerimônia da nossa posse para algumas reflexões, a começar pela escolha do próprio nome da chapa.

Para além de uma expressão utilizada por muitos no ambiente de trabalho – eu mesmo a uso recorrentemente, quem já trabalhou comigo sabe – ela nos convoca a pensar sobre o olhar que essa Diretoria propõe.

Adiante direciona nossas atenções para o porvir, para o que ainda não é, mas, em alguma medida, já começa a ser. Para agir, para se constituir em efetivo agente de mudança, nosso olhar necessariamente deve privilegiar o que ainda não está em nossas mãos. É isso que preenche nossos sonhos e que alimenta a nossa labuta.

Obviamente que o referido olhar não desmerece o que acontece agora, tampouco o que já passou. Até mesmo porque o passado, a rigor, não passa totalmente, ele permanece também aqui e agora, muito vivo. Eu só consigo falar, agir e sonhar porque herdo tudo aquilo de quem nos precedeu. E é a partir da posição já construída por eles, da sua herança, que posso, agora, seguir adiante.

E adiante, para laçar o futuro que queremos e sonhamos, é preciso  coragem, justamente aquele destemor que tanto admiramos.

Olhando para a história da nossa Associação, que completa 70 anos de vida, a gente constata que, nos agentes e colaboradores que já estiveram à sua frente, nunca faltou essa coragem.

Podemos regressar bastante tempo para abarcar, por exemplo, as tristes lembranças de um governo militar e ditatorial, mas também podemos voltar alguns poucos anos e ver como tão próximos estiveram de nós as pessoas que, despudoramente, tentaram asfixiar as benedensas e os benedenses, tentaram impor a inanição ao BNDES. Foi com muita coragem que resistimos e preservamos a valorosa história que nos rodeia e o futuro ainda mais glorioso que nos aguarda.

Inclusive, esses 70 anos da nossa Associação são um belo exemplo de como podemos preservar instituições voluntárias em torno do que nos une. A AFBNDES não é compulsória. Ela não é um ente estatal, que, de certo modo, não nos deixa espaço para estar dentro ou fora. Ela também não é uma grande corporação que, dada a larga utilização de seus produtos e serviços, não nos permite viver sem um aparelho celular, muito menos sem seus aplicativos. Ela é voluntária, entra quem quer, sai quem quer.

Pois tenho notado algumas pessoas saindo da Associação em função de divergências políticas, conceituais e afins. A elas, digo o seguinte: queremos vocês, não abandonem a Associação, ela pode e deve ser o espaço privilegiado de debates, mesmo com dissensos. Não queremos consensos artificialmente construídos, não queremos as vozes caladas. Venham! Juntem-se a nós!

Nós temos sonhos em comum, queremos mais, temos anseio por uma sociedade inclusiva, fraterna e democrática. E, se seguirmos juntos, num ambiente de debates, mas de respeito mútuo, temos plena possibilidade de avançar nesse sentido.

Quero agradecer, com a mais profunda sinceridade, a todos que acreditaram na nossa chapa, em todos os associados que depositaram um voto de confiança por uma nova administração, dizendo também a quem votou nas demais chapas ou até mesmo nulo, que vamos trabalhar para todos e por todos, sem distinção. A eleição tem sua alta temperatura, mas, assim que ultrapassada, é hora de acalmar os ânimos e agir em conjunto. Quero agradecer a todos os integrantes da chapa, que se empenharam com afinco nessa empreitada e que fizeram a vitória eleitoral ser possível, mesmo com adversários tão competentes.

Quero agradecer à administração do BNDES, aqui representada, pela retomada do cordial relacionamento que deve sempre nos servir de guia.

Quero agradecer às entidades sindicais de todas as instâncias aqui presentes: elas são um exemplo de fibra e de garra na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Por fim, em especial, se me permitem reconhecer essa dívida de gratidão, quero agradecer aos funcionários da AFBNDES, que há muitos anos se engajam na nobre tarefa de viabilizar todo o funcionamento da operação.

É, amigas, amigos, um novo capítulo se instaura, vamos com sabedoria, vamos adiante! Obrigado!”

Fala de conselheiros deliberativos

Antes de terminar a solenidade, o secretário-executivo do CD, Rodrigo Mendes, abriu o microfone aos conselheiros deliberativos. Melvyn Afonso Cohen e Ricardo Berer fizeram o uso da palavra.

Melvyn falou da importância de trazer de volta as pessoas que saíram da Associação. “Qualquer perda faz falta para a AFBNDES. Que existam outras associações, com outros objetivos, mas que a gente compreenda a importância de preservar essa Associação maior”, disse.

Ricardo Berer falou do processo de sucessão: “Eu diria que é uma mudança, mas com continuidade dos compromissos institucionais que foram assumidos pela diretoria anterior, como o caso da PLR 2022.  Mas o nosso principal compromisso é o de fortalecer a Associação. Em determinados momentos, a própria existência da entidade esteve em questionamento, assim como a existência da AMC (Área de Mercado de Capitais), sobre a necessidade de a gente ter uma carteira de renda variável. E a gente sabe que assim como precisa de dois olhos, que dão amplitude de visão, a gente precisa das duas ferramentas: de renda fixa e de renda variável. E é com esses instrumentos que a gente tem conseguido fazer belíssimos trabalhos no Banco em determinadas  situações que o mercado não consegue dar conta, pois não é da sua natureza. Com relação à Associação, é importante valorizar as pessoas, o contraditório e novas ideias para ir adiante”.  

Finalizando a cerimônia, Rodrigo Mendes destacou o trabalho do Conselho Deliberativo na revisão da governança da entidade. “Houve uma comissão do CD dedicada à discussão relativa ao Código de Ética e Conduta, à Comissão de Ética e Conformidade, à Norma Anticorrupção e de Conflito de Interesses, aoProtocolo de Assédio e aoRegimento Interno da Ouvidoria.

A nova Diretoria da AFBNDES

Jorge Fernando Schettini (Presidente), Wellington Basílio (Vice-presidente), Heloísa Rizzo (Vice-presidente), Sandra Barros Correia (Administrativo e Patrimonial), Alexandre Pessoa (Cultural), Amaro de Oliveira (Jurídico), Carlos Alberto “Maradona” (Financeiro), Hélio Marques (Comunicação), Márcio Pena (Representações), Glória Maria Costa Vaz (Social), Elizio Damião Gonçalves de Araújo (Relações Institucionais), Gustavo André Pereira Guimarães (Ouvidor) e Paulo André Ortega (Diversidade e Inclusão).

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×