Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

AFBNDES: os próximos 70 anos

VÍNCULO 1602 – A Associação dos Funcionários do BNDES completará 70 anos daqui a poucos dias, no próximo domingo, 14 de julho. Tão longeva quanto o próprio BNDES, como tudo à sua volta, nossa Associação mudou, amadureceu, adaptou-se. Nasceu em um mundo em que tudo era muito diferente… Ao BNDES, ainda lhe faltava o “S” de “Social” e as conquistas marcantes que lhe trariam a reputação e o reconhecimento dos quais hoje tanto nos orgulhamos.

Os desafios sempre foram muitos, mas não restava ao Brasil de 1954 senão lançar-se ao projeto de desenvolver a indústria nacional, de tornar-se independente quanto às fontes de energia, de exercitar sua capacidade de realizar grandes feitos de engenharia e de ampliar a sua presença na América Latina e no mundo. De um passado modesto, marcado pelo triste recorde de termos recebido mais mão-de-obra escravizada do que a soma dos demais países das Américas, caminhávamos para um Brasil que sonhava em ser robusto e desenvolvido, capaz de organizar sua infraestrutura de forma eficiente,  de promover os investimentos necessários nos mais variados setores da economia e de ocupar as lacunas inevitáveis de uma sociedade fundada na desigualdade e na precariedade.

Unidos por esse sonho, juntaram-se os homens e as mulheres que fizeram os 72 anos do BNDES, os mesmos que idealizaram e construíram uma Associação que pudesse também acolhê-los e protegê-los nos tempos mais difíceis. Devemos isso aos fundadores da nossa AFBNDES e a todos que a defenderam ao longo dos anos enquanto davam corpo à missão do Banco. Perseguindo o Brasil que planejaram, cuja visão ainda hoje nos orienta, gerações e gerações de benedenses fortaleceram também os laços entre os empregados e aprenderam que uma Associação forte, independente e valorizada é a melhor defesa quando as críticas buscam apenas solapar o papel da Instituição e atacar os interesses dos próprios empregados.

Hoje, no começo do segundo semestre de 2024, a septuagenária AFBNDES renova sua vocação de servir como porta-voz dos empregados e de representá-los como e quando necessário. Em parceria com as demais  associações de funcionários e as entidades sindicais da categoria bancária, está à frente de três acordos coletivos. A conclusão do AJT (Acordo de Jornada de Trabalho) 2023-2025 está em estágio avançado, mas sem o encaminhamento de uma proposta final do Banco para que a assembleia geral de apreciação possa ser convocada. A negociação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) de 2024 depende ainda da definição da pauta de reivindicações dos empregados do BNDES e as discussões sobre sua elaboração e encaminhamento já estão em curso com as entidades sindicais, enquanto a discussão envolvendo a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de 2024 sequer foi iniciada.

O ano de 2024 é assim, de certa forma, o começo dos próximos 70 anos… Enquanto o BNDES busca a inovação, investe em energias renováveis, enfrenta os desafios dos efeitos assustadores das mudanças climáticas e reafirma sua disposição para capacitar e inovar nossa indústria nacional, o Brasil de 1952 ainda resiste. Os desafios mudaram, mas permaneceram, em essência, os mesmos. As conquistas que nos aguardam hão de ser tão estupendas quanto às primeiras. Passadas as gerações, o projeto que une o corpo funcional desde o princípio permanece o mesmo. Mudaram as pessoas, os rostos, os nomes, e este Banco continua erguendo o futuro. Esta é a nossa missão, protegidos e representados por uma Associação que sopra as velinhas esbanjando energia, ao se preparar para os próximos 70 anos.

► Editorial publicado originalmente no GIRO BENEDENSE nº 8, em 11/07/2024.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×